.

A abertura oficial do evento foi realizada nesta segunda-feira (8), no Biopark.A Semana de Formação segue em Toledo com painéis, oficinas e debates
Picture of Por: Celso Romankiv

Por: Celso Romankiv

Todos os Posts
A abertura oficial do evento foi realizada nesta segunda-feira (8), no Biopark.A Semana de Formação segue em Toledo com painéis, oficinas e debates
Formação da Escola de Conselhos Foto:Assessoria

Toledo recebe, nesta semana, a programação da Escola de Conselhos do Paraná, que teve sua abertura oficial nesta segunda-feira (8), no auditório do câmpus local da Universidade Federal do Paraná (UFPR/Toledo), localizado junto ao Biopark. O evento, que se estende ao longo da semana, é promovido pela Fundação da UFPR (Funpar), pela própria instituição de ensino superior e pelo Governo Federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

A solenidade de abertura contou com apresentações culturais da Casa de Maria e do Instituto Federal do Paraná (IFPR), que marcaram o início das atividades de formação voltadas a conselheiros tutelares, conselheiros de direitos e profissionais que integram o Sistema de Garantia de Direitos.

Atualizações e fortalecimento

O prefeito de Toledo, Mario Costenaro, destacou a importância do projeto para a atualização dos conceitos de proteção integral e fortalecimento da rede de atendimento. “Apesar de serem temas muitas vezes polêmicos, é essencial que possamos discutir e renovar constantemente nossos conceitos de direitos humanos. Avançamos quando ouvimos o contraditório e nos colocamos no lugar do outro. A Escola de Conselhos chega em um momento oportuno, contribuindo para reforçar objetivos, funções e fluxos de trabalho da rede e dos conselhos tutelares”, analisou.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Uma proposta contínua

Representando a UFPR, a coordenadora da Escola de Conselhos, Ane Barbara Voidelo, enfatizou o caráter permanente do programa e a descentralização da política de formação. “A UFPR assume esse desafio junto ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania para garantir que essa proposta seja contínua e esteja presente em diferentes regiões do estado. A Escola de Conselhos já existe em vários estados há mais de uma década, e agora o Paraná passa a integrar esse movimento, com a segurança institucional de uma universidade centenária”, explicou.

Presenças na abertura

Também participaram da abertura representantes da Associação dos Conselheiros Tutelares do Oeste do Paraná, do Núcleo Regional de Educação, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, reforçando a dimensão estadual e nacional da iniciativa. As secretárias municipais Sheila Delava (Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família) e Simone Beatriz Ferrari (Assistência Social) também acompanharam o evento.

A Semana de Formação segue em Toledo com painéis, oficinas e debates, consolidando-se como um espaço de diálogo e construção coletiva em prol da garantia de direitos de crianças e adolescentes.

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 290
Última edição

Edição de 05/09/2025

Publicada em 05/09/2025

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.