.

90% executadas, obras da Sanepar vão aumentar em 50% a produção de água em Umuarama

A produção de água vai passar dos atuais 290 para 440 litros por segundo, dando garantia operacional para manter o abastecimento na demanda atual e
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

90% executadas, obras da Sanepar vão aumentar em 50% a produção de água em Umuarama

A produção de água vai passar dos atuais 290 para 440 litros por segundo, dando garantia operacional para manter o abastecimento na demanda atual e também pelos próximos 30 anos.
90% executadas, obras da Sanepar vão aumentar em 50% a produção de água em Umuarama

Para que o abastecimento de água tratada em Umuarama, no Noroeste, siga acompanhando o ritmo de crescimento da cidade, a Sanepar segue investindo na ampliação da rede com a construção de novas estruturas que vão elevar a capacidade de tratamento e distribuição de água potável em 50%. As obras no município já superaram a marca de 90% de execução.

“A produção de água vai passar dos atuais 290 para 440 litros por segundo, dando garantia operacional para manter o abastecimento na demanda atual e também pelos próximos 30 anos”, destaca o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.

A Companhia está próxima de concluir a etapa de obras estruturais que vão abrigar os equipamentos para captação, tratamento e distribuição da água.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Além das obras na captação, seguem em andamento as intervenções de melhoria na malha de distribuição de água. Com isso, a cidade vai contar com três pontos distintos de captação, o suficiente para garantir infraestrutura para atender o desenvolvimento do município. A previsão é que parte da estrutura entre em uso já no próximo verão.

PLANO DIRETOR DE SANEAMENTO – Os investimentos e obras que a Companhia vem realizando em Umuarama foram apresentados à população em uma das reuniões promovidas pela prefeitura para a atualização do Plano Diretor do município.

Na noite desta quarta-feira (10), no encontro que discutiu ações para o saneamento nos próximos anos, o gerente regional da Sanepar Marcos Moretto destacou que a empresa tem, além dos projetos que vão assegurar o abastecimento de água, um plano de contingência para enfrentamento de crises. “Além das obras estruturantes, a Sanepar tem investido na melhoria do sistema de distribuição”, ressalta Moretto.

INVESTIMENTOS E EMPREGOS – Os empreendimentos para garantir a infraestrutura adequada do abastecimento em Umuarama têm um efeito imediato na economia do município, gerando cerca de 1,2 mil empregos, entre diretos, indiretos e induzidos, durante a execução das obras.

O gerente de Projetos e Obras da Sanepar, Marcelo Dias, explica o que ainda precisa ser feito nesta fase final das obras estruturais. “Com investimentos de mais de R$ 55 milhões, estamos finalizando a implantação da nova captação de água com barragens no Rio Piava e no Ribeirão das Araras. A parte civil das obras está praticamente concluída e será seguida da fase de instalação de equipamentos, estrutura elétrica e outros serviços para garantir o bom funcionamento de toda a estrutura”.

Em paralelo, a Sanepar está instalando 14 km em adutoras para transporte de água bruta (retirada dos rios e lençóis freáticos) e construindo uma estação de bombeamento. Também estão sendo feitas melhorias na atual rede de captação e construída uma unidade de gerenciamento do lodo, subproduto do tratamento de água.

A Companhia está, ainda, fazendo várias intervenções de curta duração para viabilizar a operação das redes de água, como instalações de registros e medidores de vazão e de interligações de redes que garantem que a água deixe as estações de tratamento e chegue às residências com qualidade e quantidade adequadas.

UNIVERSALIZAÇÃO – Umuarama é uma das 33 cidades atendidas pela Sanepar que tem o saneamento universalizado: 100% dos moradores recebem água tratada e o serviço de coleta e tratamento de esgoto atende 96% dos moradores da área urbana.

Com obras que estão sendo programadas, o índice de coleta de esgoto subirá para 98%, superando e antecipando as metas do Marco Regulatório do Saneamento, que prevê o atendimento a 90% da população com coleta e tratamento de esgoto até 2033. 

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 293
Última edição

Edição de 26/09/2025

Publicada em 26/09/2025

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.