Balé Teatro Guaíra chega a São Paulo com espetáculo aclamado na Europa

Apresentações de “Contraponto: Anima – Imensidão Adentro & Castelo” serão no Teatro Sérgio Cardoso, nos dias 12 e 13 (sábado e domingo). A companhia paranaense

Balé Teatro Guaíra chega a São Paulo com espetáculo aclamado na Europa

Apresentações de “Contraponto: Anima – Imensidão Adentro & Castelo” serão no Teatro Sérgio Cardoso, nos dias 12 e 13 (sábado e domingo). A companhia paranaense leva ao público paulista mais uma obra de grande vigor que reúne duas coreografias.
Balé Teatro Guaíra chega a São Paulo com espetáculo aclamado na Europa

O Balé Teatro Guaíra chega a São Paulo neste fim de semana com o espetáculo “Contraponto: Anima – Imensidão Adentro & Castelo”, com apresentações no Teatro Sérgio Cardoso nos dias 12 e 13. As sessões acontecem no sábado, às 20h, e no domingo, às 16h, e os ingressos estão à venda na plataforma Sympla .

Após encantar o público mineiro com a montagem Romeu e Julieta, que lotou o Palácio das Artes em Belo Horizonte no mês passado, a companhia paranaense leva ao público paulista mais uma obra de grande vigor que reúne duas coreografias: “Anima – Imensidão Adentro”, coreografia de Alan Keller, e “Castelo”, de Alessandro Sousa Pereira.

Na primeira parte do espetáculo, Anima propõe uma imersão em um universo onírico e sensorial, convidando o público a refletir sobre o que nos anima de forma invisível, mas essencial. A coreografia incorpora elementos do teatro de formas animadas, com a criação de um boneco gigante que se tornou um dos símbolos da montagem.

O impacto dessa figura cênica ultrapassou os palcos e chegou ao Carnaval do Rio de Janeiro. Em 2025, o boneco de três metros usado na coreografia de Contraponto ganhou uma versão carnavalesca: inspirado no espetáculo, uma nova versão foi desenvolvida para a comissão de frente da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel. A criação é dos artistas Eduardo e Tim Santos que uniram arte, tecnologia e espetáculo em um gigante que encantou a Marquês de Sapucaí.

Após o intervalo, Contraponto traz na segunda parte da apresentação a coreografia Castelo, que faz um profundo estudo sobre os mecanismos de defesa construídos diante dos desafios do mundo contemporâneo.

Em 2024, a obra foi destaque na abertura da Niterói Semana de Dança e foi levada ao Sommerballet, festival de verão do Teatro Bellevue, em Copenhague, com seis apresentações aclamadas. A crítica dinamarquesa elogiou o impacto da montagem. “Uma noção moderna de um mundo em constante mudança, onde corpo e alma devem lutar para não serem destruídos”, publicou o portal Magasinet KBH.

A turnê internacional de Castelo também passou por cinco cidades portuguesas em março deste ano, onde o Balé Teatro Guaíra foi calorosamente recebido. “Recebemos muitos aplausos por onde passamos e fortalecemos laços com importantes parceiros como a Companhia Nacional de Bailado, de Lisboa”, conta o diretor artístico Luiz Fernando Bongiovanni.

Castelo será novamente levado pela companhia à Dinamarca no mês de agosto.

HISTÓRICO – O espetáculo Contraponto estreou em 2023 com uma proposta intimista no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) e, diante do sucesso, foi levado posteriormente para o grande palco do Teatro Guaíra (Guairão), com sessões esgotadas.

Desde então, a montagem vem ganhando projeção nacional e internacional, com uma obra potente, autoral e profundamente conectada com o tempo presente.“São dois universos bastante distintos que convivem neste programa de uma forma que nos arrebata e nos provoca”, resume Bongiovanni.

Serviço:

Espetáculo: Contraponto – Anima: Imensidão Adentro & Castelo

Companhia: Balé Teatro Guaíra

Datas: 12 e 13 de julho

Horários: Sábado às 20h | Domingo às 16h

Duração: 1h20 (com intervalo)

Classificação: Livre

Local: Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153 – São Paulo/SP

Ingressos na plataforma Sympla

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Podcast

Edição impressa

Edição 281
Última edição

Edição de 04/07/2025

Publicada em 04/07/2025

Edição impressa

Edição 281
Última edição

Edição de 04/07/2025

Publicada em 04/07/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.