Estado e Ocepar firmam compromisso pela equidade de gênero nas cooperativas

Selo de Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres é uma iniciativa da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. A adesão

Estado e Ocepar firmam compromisso pela equidade de gênero nas cooperativas

Selo de Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres é uma iniciativa da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. A adesão das cooperativas é entendida como passo fundamental para ampliar o alcance do programa no setor produtivo.
Estado e Ocepar firmam compromisso pela equidade de gênero nas cooperativas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), e a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) assinaram nesta terça-feira (8) termos de compromisso que fortalecem ações contra a violência contra a mulher. Na solenidade, com a presença do governador em exercício, Darci Piana, foi assinado o termo de adesão das cooperativas ao Selo de Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres, desenvolvido pela Semipi.

Lançado em 2023, o Selo de Boas Práticas visa estimular políticas institucionais de enfrentamento à violência, especialmente nos ambientes de trabalho. A proposta, que já conta com certificações junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), chega agora às cooperativas paranaenses como passo fundamental para ampliar o alcance do programa no setor produtivo.

O governador em exercício Darci Piana ressaltou o papel fundamental das cooperativas para o desenvolvimento econômico e social do Paraná, destacando que a parceria reforça o compromisso do Estado com a promoção da igualdade e a proteção das mulheres. “O cooperativismo não é apenas motor de geração de renda e empregos, mas também um agente transformador de valores e cultura. Essa união com a Semipi fortalece uma agenda que visa garantir ambientes seguros e justos para todas as pessoas”, reforçou.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte afirmou que combater a violência contra a mulher é mais do que uma função institucional, mas uma atitude social voltada à mudança cultural. “Sabemos que muitas vezes o autor da violência e a vítima se encontram dentro dos ambientes corporativos. Se quisermos romper esse ciclo, precisamos agir dentro desses espaços”, destacou.

CELEBRAÇÃO – Na véspera da assinatura, na segunda-feira (07), o Palácio Iguaçu foi palco de uma sessão solene em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela ONU, e aos 100 anos da Cooperativa Frísia, a mais antiga do Estado. O evento contou com a presença de autoridades estaduais, lideranças do cooperativismo e representantes da sociedade civil. Na ocasião, foi inaugurada a exposição “Cooperativismo: história, legado e futuro”, aberta à visitação pública no hall do Palácio. A celebração marcou o início do Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses, que se estende até esta semana com debates sobre o futuro do setor.

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Podcast

Edição impressa

Edição 281
Última edição

Edição de 04/07/2025

Publicada em 04/07/2025

Edição impressa

Edição 281
Última edição

Edição de 04/07/2025

Publicada em 04/07/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.