O governador em exercício Darci Piana se reuniu nesta quarta-feira (9), no Palácio Iguaçu, com os cônsules de países que têm representação no Paraná e reafirmou a disposição do Estado em fortalecer as relações internacionais em diversas áreas. O encontro acontece cerca de um mês após a posse da nova diretoria da Sociedade do Corpo Consular do Paraná, que agora é presidida pelo cônsul honorário de Blangadesh, Marcelo Grendel Guimarães.
Piana apresentou dados do atual cenário do Paraná e destacou que as parcerias internacionais fazem o Estado se desenvolver em diversas áreas, como na atração de investimentos, na educação e também com as trocas culturais. “Somos o estado com uma das maiores diversidades de etnias, que ajudaram a moldar nossa cultura e a fazer do Paraná o estado que é hoje, um dos que mais crescem no País e que se tornou referência em diversas áreas”, disse.
O Paraná conta atualmente com 42 consulados na Capital e no Interior e que representam 34 países. Entre parcerias consolidadas com apoio das representações internacionais, o governador em exercício citou o programa Ganhando o Mundo, que somente neste ano está levando 1,3 mil estudantes da rede estadual para um intercâmbio gratuito em países de língua inglesa. Ele também destacou o grande volume de investimentos atraídos pelo Estado, muitos deles vindos de outros países.
“Estamos abertos a negociações econômicas, comerciais, industriais, culturais e tudo aquilo que se reflete no bem-estar da nossa gente”, afirmou Piana. “Temos mais de 40 cônsules de diversos países que estão credenciados no Paraná. E essa relação mútua ajuda não apenas com programas que já desenvolvemos no Estado, como também contribui com novos negócios, atividades educacionais, científicas e culturais que podem acontecer daqui para frente”.
O presidente do Corpo Consular salientou o Governo do Estado sempre manteve as portas abertas às representações internacionais, o que fortalece o Paraná. “É primordial sempre manter um relacionamento próximo com o governo e outros órgãos, para que possamos manter nosso trabalho em prol dos países que são representados aqui no Estado, mas também visando o desenvolvimento do Paraná”, disse.
TRE – Também nesta quarta-feira, Piana se reuniu com representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Ministério Público Estadual (MPPR) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A pauta girou em torno da busca por melhorias nas escolas que servem como zonas eleitorais.
- 2ª edição: Ganhando o Mundo Diretor para o Chile está com as inscrições abertas
-
Rota do Progresso: Estado atrai R$ 386 milhões de investimentos privados para cinco cidades
O TRE/PR apresentou um relatório que aponta que alguns dos 4.824 locais de votação do Estado podem receber melhorias estruturais, principalmente de acessibilidade, entre eles colégios estaduais e escolas municipais. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a Casa Civil devem se reunir com a Secretaria de Estado da Educação e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) para discutir adequações nesses locais.
Galeria de Imagens

































