Falar inglês abre portas, encurta distâncias e pode transformar trajetórias. Que o diga a professora Inêz de Deus Neiva Brandão, que leciona Geografia no Colégio Estadual Antonio e Marcos Cavanis, em Castro, nos Campos Gerais. Com apoio da fluência adquirida a partir do uso da ferramenta Inglês Paraná, viabilizada pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), ela foi selecionada para uma experiência internacional como bolsista na Norwegian University of Science and Technology (NTNU), campus Ålesund, na Noruega: uma das instituições de referência da Europa na formação de professores e no desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras. Aprovada no processo seletivo realizado no dia 23 de maio, do qual participaram Inêz e mais dois docentes do Espírito Santo, ela embarca em agosto para três meses de imersão acadêmica.
O projeto que levará a professora Inêz à Noruega teve início em 2021, dentro da sala de aula, com foco na preservação do Rio Iapó, que atravessa a região de Castro. A proposta envolvia os estudantes em pesquisas e atividades de campo voltadas à conservação do solo e da água. “A ideia era desenvolver ações concretas com os alunos, conectando teoria e prática de forma engajada”, explica Inêz.
O trabalho ganhou projeção em 2023, quando foi apresentado em dois dos principais eventos nacionais voltados ao ensino de Geografia: o Encontro Nacional de Ensino de Geografia (realizado em Fortaleza/CE) e o Simpósio do Solo (em Palmeiras de Goiás/GO).
“Foi a partir desse reconhecimento que percebi o potencial do projeto para algo ainda maior. No ano seguinte, decidi aprofundar a proposta na minha tese de mestrado. Durante esse processo, um dos coordenadores do curso me apresentou o Programa de Mobilidade Internacional da Norwegian University of Science and Technology (NTNU), e resolvi me inscrever”, conta a professora.
INGLÊS NA PONTA DA LÍNGUA – Etapa essencial e decisiva do processo seletivo para a bolsa internacional, a entrevista com os recrutadores da universidade norueguesa, foi conduzida integralmente em inglês. Foi nesse momento que a desenvoltura linguística adquirida por Inêz com apoio da ferramenta Inglês Paraná se mostrou fundamental na aprovação.
“A entrevista exigiu mais do que domínio técnico sobre o projeto. Foi preciso articular ideias com clareza, demonstrar segurança e estabelecer conexão com os avaliadores. Tudo isso em uma língua estrangeira. Ter me preparado com o Inglês Paraná fez toda a diferença”, relata.
Lançada pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) em 2021, a plataforma Inglês Paraná é um ambiente digital de aprendizagem voltado à prática e ao aperfeiçoamento do inglês. A ferramenta utiliza recursos de inteligência artificial, atividades gamificadas e trilhas personalizadas de aprendizagem, permitindo que cada usuário avance de acordo com seu ritmo e necessidades.
Além do uso em sala de aula, o recurso permite também aos professores. Por meio da extensão Inglês Professor, a ferramenta propõe lições práticas voltadas ao desenvolvimento de vocabulário e fluência oral e escrita. A plataforma estimula a autonomia e oferece feedbacks em tempo real, o que amplia significativamente a confiança do usuário na comunicação em inglês, especialmente em situações de alta exigência, como entrevistas, apresentações acadêmicas e processos seletivos internacionais. “As aulas de conversação online com professores da plataforma foram fundamentais minha preparação e desempenho na entrevista”, destaca.
Com um misto de orgulho e expectativa, Inêz viaja em agosto, com retorno previsto para novembro. Cada vez mais próxima de embarcar, ela não esconde a empolgação.
“É uma oportunidade única de crescimento profissional e pessoal. Tenho certeza de que voltarei ainda mais preparada para oferecer uma educação de qualidade aos meus alunos e contribuir com práticas pedagógicas mais inovadoras dentro da rede estadual”, finaliza.
INGLÊS PARANÁ – Criada em 2021 pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), a plataforma Inglês Paraná é um recurso educacional digital desenvolvido para apoiar o ensino e a prática da língua inglesa. A ferramenta combina inteligência artificial, elementos de gamificação e percursos de aprendizagem individualizados, possibilitando que cada estudante evolua conforme seu próprio ritmo e necessidades específicas.
Neste ano, o recurso expandiu-se a partir da ferramenta Inglês Paraná Teens: nova versão da plataforma voltada aos estudantes do 6.º, 7.º e 8.º anos do Ensino Fundamental. Com foco em gamificação e atividades lúdicas, o recurso digital utiliza trilhas de aprendizagem alinhadas ao Currículo Priorizado da Rede Estadual e ao Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR). O grande diferencial da ferramenta é a presença da Mimi, uma inteligência artificial interativa que simula conversas por voz ou chat, tornando o aprendizado mais dinâmico e personalizado. A plataforma pode ser acessada por meio do portal Escola Digital ou do aplicativo EnglishCenter, utilizando login com conta institucional (@escola.pr.gov.br).
O lançamento do Inglês Paraná Teens ampliou significativamente o alcance do programa iniciado, que já ultrapassa os 2,2 milhões de acessos e 60 milhões de lições realizadas. Com a inclusão dos anos finais do Ensino Fundamental, o número de estudantes beneficiados saltou, no início deste ano, de 500 mil para cerca de 900 mil. A iniciativa integra a estratégia do Governo do Paraná de investir em soluções educacionais inovadoras baseadas em inteligência artificial, como também ocorre com os programas Fluência Paraná e Redação Paraná, voltados ao letramento e à alfabetização.
Galeria de Imagens
