Aplicativo Inglês Paraná ajuda professora a conquistar bolsa de estudo na Noruega

Com a fluência adquirida a partir do uso da ferramenta viabilizada pelo Governo do Paraná, a professora de Geografia Inêz de Deus Neiva Brandão, de

Aplicativo Inglês Paraná ajuda professora a conquistar bolsa de estudo na Noruega

Com a fluência adquirida a partir do uso da ferramenta viabilizada pelo Governo do Paraná, a professora de Geografia Inêz de Deus Neiva Brandão, de Castro, foi selecionada para uma bolsa na Norwegian University of Science and Technology (NTNU). instituição referência da Europa na formação de educadores.
Aplicativo Inglês Paraná ajuda professora a conquistar bolsa de estudo na Noruega

Falar inglês abre portas, encurta distâncias e pode transformar trajetórias. Que o diga a professora Inêz de Deus Neiva Brandão, que leciona Geografia no Colégio Estadual Antonio e Marcos Cavanis, em Castro, nos Campos Gerais. Com apoio da fluência adquirida a partir do uso da ferramenta Inglês Paraná, viabilizada pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), ela foi selecionada para uma experiência internacional como bolsista na Norwegian University of Science and Technology (NTNU), campus Ålesund, na Noruega: uma das instituições de referência da Europa na formação de professores e no desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras. Aprovada no processo seletivo realizado no dia 23 de maio, do qual participaram Inêz e mais dois docentes do Espírito Santo, ela embarca em agosto para três meses de imersão acadêmica. 

O projeto que levará a professora Inêz à Noruega teve início em 2021, dentro da sala de aula, com foco na preservação do Rio Iapó, que atravessa a região de Castro. A proposta envolvia os estudantes em pesquisas e atividades de campo voltadas à conservação do solo e da água. “A ideia era desenvolver ações concretas com os alunos, conectando teoria e prática de forma engajada”, explica Inêz.

O trabalho ganhou projeção em 2023, quando foi apresentado em dois dos principais eventos nacionais voltados ao ensino de Geografia: o Encontro Nacional de Ensino de Geografia (realizado em Fortaleza/CE) e o Simpósio do Solo (em Palmeiras de Goiás/GO).

“Foi a partir desse reconhecimento que percebi o potencial do projeto para algo ainda maior. No ano seguinte, decidi aprofundar a proposta na minha tese de mestrado. Durante esse processo, um dos coordenadores do curso me apresentou o Programa de Mobilidade Internacional da Norwegian University of Science and Technology (NTNU), e resolvi me inscrever”, conta a professora.

INGLÊS NA PONTA DA LÍNGUA – Etapa essencial e decisiva do processo seletivo para a bolsa internacional, a entrevista com os recrutadores da universidade norueguesa, foi conduzida integralmente em inglês. Foi nesse momento que a desenvoltura linguística adquirida por Inêz com apoio da ferramenta Inglês Paraná se mostrou fundamental na aprovação.

“A entrevista exigiu mais do que domínio técnico sobre o projeto. Foi preciso articular ideias com clareza, demonstrar segurança e estabelecer conexão com os avaliadores. Tudo isso em uma língua estrangeira. Ter me preparado com o Inglês Paraná fez toda a diferença”, relata.

Lançada pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) em 2021, a plataforma Inglês Paraná é um ambiente digital de aprendizagem voltado à prática e ao aperfeiçoamento do inglês. A ferramenta utiliza recursos de inteligência artificial, atividades gamificadas e trilhas personalizadas de aprendizagem, permitindo que cada usuário avance de acordo com seu ritmo e necessidades.

Além do uso em sala de aula, o recurso permite também aos professores. Por meio da extensão Inglês Professor, a ferramenta propõe lições práticas voltadas ao desenvolvimento de vocabulário e fluência oral e escrita. A plataforma estimula a autonomia e oferece feedbacks em tempo real, o que amplia significativamente a confiança do usuário na comunicação em inglês, especialmente em situações de alta exigência, como entrevistas, apresentações acadêmicas e processos seletivos internacionais. “As aulas de conversação online com professores da plataforma foram fundamentais minha preparação e desempenho na entrevista”, destaca.

Com um misto de orgulho e expectativa, Inêz viaja em agosto, com retorno previsto para novembro. Cada vez mais próxima de embarcar, ela não esconde a empolgação.

“É uma oportunidade única de crescimento profissional e pessoal. Tenho certeza de que voltarei ainda mais preparada para oferecer uma educação de qualidade aos meus alunos e contribuir com práticas pedagógicas mais inovadoras dentro da rede estadual”, finaliza.

INGLÊS PARANÁ – Criada em 2021 pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), a plataforma Inglês Paraná é um recurso educacional digital desenvolvido para apoiar o ensino e a prática da língua inglesa. A ferramenta combina inteligência artificial, elementos de gamificação e percursos de aprendizagem individualizados, possibilitando que cada estudante evolua conforme seu próprio ritmo e necessidades específicas.

Neste ano, o recurso expandiu-se a partir da ferramenta Inglês Paraná Teens: nova versão da plataforma voltada aos estudantes do 6.º, 7.º e 8.º anos do Ensino Fundamental. Com foco em gamificação e atividades lúdicas, o recurso digital utiliza trilhas de aprendizagem alinhadas ao Currículo Priorizado da Rede Estadual e ao Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR). O grande diferencial da ferramenta é a presença da Mimi, uma inteligência artificial interativa que simula conversas por voz ou chat, tornando o aprendizado mais dinâmico e personalizado. A plataforma pode ser acessada por meio do portal Escola Digital ou do aplicativo EnglishCenter, utilizando login com conta institucional (@escola.pr.gov.br).

O lançamento do Inglês Paraná Teens ampliou significativamente o alcance do programa iniciado, que já ultrapassa os 2,2 milhões de acessos e 60 milhões de lições realizadas. Com a inclusão dos anos finais do Ensino Fundamental, o número de estudantes beneficiados saltou, no início deste ano, de 500 mil para cerca de 900 mil. A iniciativa integra a estratégia do Governo do Paraná de investir em soluções educacionais inovadoras baseadas em inteligência artificial, como também ocorre com os programas Fluência Paraná e Redação Paraná, voltados ao letramento e à alfabetização.

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Podcast

Edição impressa

Edição 282
Última edição

Edição de 11/07/2025

Publicada em 11/07/2025

Edição impressa

Edição 282
Última edição

Edição de 11/07/2025

Publicada em 11/07/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.