O Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, registrou um fluxo de visitantes muito acima da média nesta quarta-feira (16). Foram mais de 5.000 pessoas em um único dia, número que supera em mais de cinco vezes a média habitual das quartas-feiras, tradicionalmente os dias de maior visitação devido à entrada gratuita.
Em dias úteis, o MON costuma receber entre 500 e 600 visitantes. Aos sábados, domingos e quartas-feiras, a média sobe para cerca de 1.000 pessoas. O número registrado nesta quarta-feira representa um crescimento expressivo, impulsionado pelo período de férias escolares e pela programação especial oferecida ao público, além da gratuidade do museu às quartas-feiras.
Devido ao pico de visitação nesta quarta e à alta procura dos visitantes durante todo o mês, o museu anunciou nesta quarta o funcionamento em horários estendidos excepcionalmente na próxima semana: de quarta-feira (23) a sábado (27), o museu abrirá das 10h às 20h, oferecendo mais tempo para visitação durante o recesso escolar.
“Queremos que mais pessoas possam aproveitar o museu com tranquilidade, especialmente em um momento de tanto interesse e procura, por isso entendemos que ampliar o horário de funcionamento é uma forma de acolher melhor o nosso público”, afirma Juliana Vosnika, diretora-presidente do MON.
Administrado pela Secretaria de Estado da Cultura, o MON conta com exposições de arte moderna e contemporânea, além de atividades educativas durante o mês de julho, como parte do programa Férias no MON, iniciado no dia 13. As ações são voltadas para públicos de todas as idades, com oficinas, jogos e experiências que convidam à interação e à criatividade.
Entre as exposições em cartaz, um dos grandes destaques é “Re-Selvagem”, primeira mostra da artista francesa Eva Jospin no Brasil. A exposição ocupa o Olho e os Espaços Araucária com instalações imersivas e de grandes dimensões, e permanece em cartaz até o dia 10 de agosto.
VISITANTES – Entre os visitantes, o clima era de encantamento. O trio de amigas Raíssa Almeida (16), Vitória Nogueira (16) e Isabel Fernandes (16), de Barbosa Ferraz, no Centro-Oeste do Paraná, visitava o museu pela primeira vez. “A experiência está sendo maravilhosa. A riqueza cultural que encontramos aqui é impressionante, com exposições que tratam de temas muito importantes. A gente entrou na sala da Ásia e ficou apaixonada, e também achamos incrível a exposição sobre cultura africana”, disse Raíssa. “Tendo a oportunidade, a gente volta com certeza”, completou Vitória. “Meu celular, tadinho, está pedindo socorro de tanta foto que eu tirei!”, brincou Isabel.

Direto de Belo Horizonte, Minas Gerais, a visitante Patrícia Antunes levou a família para conhecer o MON. “Escolhemos Curitiba e o museu estava entre os atrativos que mais queríamos ver. Gosto muito da arquitetura do Oscar Niemeyer, ele tem obras em BH e achei muito interessante ver de perto essas similaridades. O espaço é bonito, bem estruturado, e achei a segurança muito boa também”, avaliou. Para ela, o destaque foi a programação infantil: “Meus filhos Arthur, de 6 anos, e Clarice, de 2 anos, se divertiram muito com as atividades”, conta.
Já o estudante Rafael Souza, de Araucária, Região Metropolitana de Curitiba, contou que costuma visitar o museu com frequência e voltou nesta quarta-feira para aproveitar o dia gratuito. “O MON sempre mantém a qualidade, é limpo, organizado e com as obras bem alocadas. Aproveitei que está gratuito e vim pela oportunidade de acesso à cultura e lazer”, relatou.
Para a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, o museu reafirma sua importância como equipamento cultural de referência no país. “O MON é um orgulho para o Paraná, e ver tantas famílias e crianças ocupando o espaço durante as férias mostra o quanto a cultura pode ser uma alternativa enriquecedora de lazer. A entrada gratuita às quartas-feiras e agora também no horário estendido em julho amplia esse alcance e reforça o compromisso do Estado com a acessibilidade e democratização da cultura”, afirma.
FUNCIONAMENTO – O MON funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. Na próxima semana, de quarta a sábado, o museu abrirá excepcionalmente até as 20h. A entrada é gratuita às quartas-feiras e, a partir deste mês, também nos últimos domingos de cada mês. A programação completa pode ser consultada no site oficial.
Galeria de Imagens
















