Na última quarta-feira (17), o município de Pato Bragado e cidades vizinhas participaram da cerimônia de premiação da campanha “Aqui o Mosquito Não Entra”, realizada em Marechal Cândido Rondon. Promovida pelo SESC Paraná, a ação reuniu agentes de endemias de 11 municípios, com o objetivo de valorizar os profissionais que atuam diretamente no combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
A campanha já resultou na eliminação de mais de 300 mil focos do mosquito em todo o Paraná e tem sido referência em mobilização regional e eficiência no controle de endemias. A premiação reconheceu os agentes mais eficazes na eliminação de criadouros e as equipes com melhores pontuações.
Na categoria individual, Eliane Blosfeld da Cunha, de Marechal Rondon, conquistou o ouro, com 8.959 focos eliminados. As pratas e bronze ficaram com as agentes Marciane (366 focos) e Daiane (246 focos), ambas de Quatro Pontes. Já na categoria coletiva, a equipe de Endemias de Quatro Pontes ficou em primeiro lugar, com 617 pontos, enquanto o Projeto Futuro Integral SESC recebeu o segundo lugar, com 151 pontos.
Participaram da campanha os municípios de Diamante D’Oeste, Guaíra, Nova Santa Rosa, Pato Bragado, Quatro Pontes e São José das Palmeiras, entre outros. A premiação destaca a importância do trabalho conjunto e da conscientização da população na prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito.
Segundo os organizadores, iniciativas como essa ajudam a transformar o trabalho dos agentes de endemias em modelo de referência para o estado, incentivando a continuidade das ações de forma integrada e sustentável.