Durante o lançamento da Operação Sinergia II, na tarde de terça-feira (22), no lago municipal, o Governo do Paraná oficializou o requerimento de doação de um terreno para implantação de um complexo penal em Marechal Cândido Rondon. O ofício foi entregue pelo diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini, ao prefeito Adriano Backes e ao vice-prefeito Vanderlei Sauer.
A área pretendida tem 59 mil metros quadrados e o investimento previsto para a construção da unidade prisional é de R$ 67 milhões. Para que o projeto avance, o município deverá providenciar sondagem geológica e terraplenagem da área.
A iniciativa é tratada como um passo estratégico na regionalização da política penitenciária, com o objetivo de fortalecer a segurança pública e melhorar a distribuição de internos no sistema prisional do estado.
O evento contou ainda com a presença do secretário estadual da Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira; do comandante-geral da PM, coronel Jefferson Silva; do presidente da Câmara, Valdir Sachser; além de representantes do Judiciário, secretários municipais e outras autoridades civis e militares.