Os pequenos que gostam da arte da música têm uma motivação especial em Cascavel. Estão abertas as inscrições para fazer parte da banda de fanfarra infantil da Casa de Cultura Zona Norte, da Secretaria Municipal de Cultura.
As aulas são destinadas a crianças acima de 8 anos, sempre as terças, às 10h30 e 13h30 e na quartas, às 9h30 e às 14h30, na unidade que fica na Rua Maracanã, n°1208, no bairro Periolo. Para se inscrever basta enviar uma mensagem no WhatsApp do Programa Cultura em Açãopelo telefone(45)99132-6298,sempre de segunda a sexta-feira,das 8h30 às 17he seguir as orientações.
Atualmente, sãocerca de 30 pequenos músicos que integram os programas culturais Artistas em Construção e Cultura em Ação, mantidos pela Secretaria Municipal de Cultura. Eles prometem emocionar o público ao tomarem a Avenida Brasil com bumbos, repiniques, caixas de guerra, surdos e pratos,tudo sob a regência do professor Ederson Santos, responsável pela preparação dos jovens percussionistas.Os novos inscritos se unirão aos já experientes para uma grande missão: o Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro.“Estamos nos preparando com muita dedicação. Os ensaios estão a todo vapor, e as crianças estão empolgadas para mostrar o que aprenderam”, destaca Santos.A apresentação será o resultado de semanas de aulas intensivas, que,além da técnica musical, também envolvem disciplina, trabalho em grupo e senso de responsabilidade.Mais do que um desfile, a apresentação da fanfarra infantil será um verdadeiro espetáculo de cidadania, arte e encantamento,mostrando que, com apoio e oportunidade, a cultura pode transformar vidas desde cedo.
Identidade nacional
A presença de fanfarras nos desfiles de7de Setembro é tradição no Brasil desde a década de 1930, quando o então presidente Getúlio Vargas instituiu a Semana da Pátria como ferramenta de fortalecimento do civismo e da identidade nacional. Desde então, bandas escolares se tornaram protagonistas desses eventos, simbolizando união, patriotismo e expressão cultural.
Galeria de Imagens


