Na segunda-feira (04), na Boca Maldita, na Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba, será realizado o mutirão para emissão da Carteira da Pessoa Idosa Paranaense. As atividades acontecem das 10h às 17h. A ação é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), em parceria com a prefeitura, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Humano (SMDH).
O objetivo é garantir o acesso da população com 65 anos ou mais ao documento, necessário para solicitar passagens gratuitas ou com 50% de desconto no transporte rodoviário intermunicipal, entre outros direitos.
Leandre destaca que o mutirão representa um marco nas políticas públicas voltadas à população idosa. “Essa iniciativa reafirma o compromisso do Governo do do Paraná com a garantia dos direitos das pessoas idosas paranaenses, demonstrando um olhar cuidadoso e inclusivo de um Estado amigo e respeitoso com essa parcela da população”, afirma.
A iniciativa visa fortalecer o Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, instituído pela Lei Estadual n.º 22.189/2024, e busca promover o envelhecimento ativo e a proteção dos direitos da população idosa.
PARA SOLICITAR – Podem solicitar a carteira pessoas com 65 anos ou mais, renda mensal de até dois salários mínimos e com o CadÚnico devidamente atualizado. Por isso, além de barracas para emissão do documento, o mutirão contará com atendimento específico sobre o CadÚnico, realizado por equipes da Fundação de Ação Social (FAS).
Para ser atendido, é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência.
SERVIÇOS – Além da Carteira da Pessoa Idosa Paranaense, o público poderá acessar diversos serviços durante o mutirão. Haverá orientações na barraca da Secretaria Municipal da Saúde, possibilidade de candidatar-se a vagas de emprego com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, atividades culturais e informações sobre os direitos da pessoa idosa, entre outras atrações e atendimentos.
RECONHECIMENTO – Com 321.137 habitantes com 60 anos ou mais, Curitiba integra a Rede de Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa — uma iniciativa global da Organização Mundial da Saúde (OMS) voltada à criação de ambientes urbanos que atendam às necessidades e expectativas da população idosa em crescimento.
O Paraná lidera o ranking nacional de municípios reconhecidos pela OMS como Cidade Amiga das Pessoas Idosas. Das 51 cidades brasileiras certificadas, 38 são paranaenses, representando 76% do total. A meta do Governo do Estado é alcançar os 399 municípios do Paraná até 2028, com apoio técnico da Semipi.
Neste mês de agosto, o Paraná vai receber o certificado de membro afiliado da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, no escritório central da Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), em Washington, nos Estados Unidos. Em maio deste ano, o Paraná se tornou o primeiro estado da América do Sul a ser reconhecido pela OMS como Estado Amigo da Pessoa Idosa, o que garantiu a filiação à rede global.
ATENDIMENTO APÓS O MUTIRÃO – Quem não for ao mutirão poderá solicitar a Carteira da Pessoa Idosa Paranaense nas sedes das Administrações Regionais, todas as quartas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Confira os locais de atendimento:
Matriz: Praça Rui Barbosa, 101
CIC: Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2470
Boa Vista: Av. Paraná, 3600
Cajuru: Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150
Boqueirão: Av. Marechal Floriano Peixoto, 8430
Portão: Rua Carlos Klemtz, 1700
Pinheirinho: Rua Winston Churchill, 2033
Bairro Novo: Rua Tijucas do Sul, 1700
Santa Felicidade: Rua Santa Bertila Boscardin, 213
Tatuquara: Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/nº
Galeria de Imagens
