A semana em Cascavel começou com uma triste notícia: três pessoas da mesma família morreram em um gravíssimo acidente na BR-369, próximo a Corbélia. Os três, Otávio de 29 anos; Antony de sete e Isis de 1 ano e 8 meses, seguiam com a mãe Michele e o irmão Lucca quando o carro em que estavam acabou batendo em um ônibus do transporte escolar. Otávio, Antony e Isis morreram na hora. Lucca teve ferimentos graves, com fraturas nos braços e pernas e Michele, segue internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Universitário, em estado grave.
Além dos três integrantes da família Feitosa, um homem de 33 anos, identificado como Tiago Amaral foi vítima no fim de semana de uma colisão de moto. Ele seguia pela Avenida Brasil quando bateu em uma palmeira. Tiago morreu na hora.
As cenas, que vêm se repetindo infelizmente não só nas estradas da região, mas também na cidade, trazem dados alarmantes. Somente esse ano, o Corpo de Bombeiros de Cascavel já atendeu mais de 1500 acidentes que resultaram em 20 óbitos. O número é ainda maior, já que o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também é acionado em casos assim e, muitos das pessoas atendidas tem óbito posterior.
De janeiro até ontem (31) Cascavel já havia registrado 29 mortes no trânsito. Cabe ressaltar que as vítimas do acidente em Corbélia não são contabilizadas neste registro, pois ocorreram fora do perímetro.
Dentre o total de mortes atendidas pelos bombeiros cinco foram de atropelamentos, uma de capotamento, uma queda de moto e 13 de colisões. Além disso, 60 pessoas foram encaminhadas em estado grave para atendimento hospitalar.
Sete por dia
Fazendo um cálculo rápido entre o total de acidente atendidos pelo Corpo de Bombeiros, conforme a plataforma da corporação, Cascavel já registrou 1551 acidente. Se dividirmos esse total pela quantidade de dias, a cidade tem, em média sete sinistros.
Cabe ressaltar que além do Siate o SAMU também é acionado em acidentes, números que não estão disponíveis para consulta, e ainda há outros sinistros em que há apenas danos materiais e o socorro não é acionado.
Os acidentes
De acordo com dados disponíveis no site do Corpo de Bombeiros de Cascavel, a corporação atendeu até ontem (31) no início da manhã, 1.551 acidentes de trânsito na cidade. Deste total, a grande maioria envolve colisões – sejam ela entre automóveis, envolvendo motos ou ainda outros veículos. Foram 1.033 sinistros deste tipo, o que corresponde a mais de 66% do total.
Na segunda colocação estão as quedas de veículos – em grande parte motos, com 319 registros, seguido por atropelamentos com 96, choque contra anteparo (placas, postes, etc.) com 59, onze saídas de pista, sete tombamentos e um engavetamento.
No comparativo com o mesmo período do ano passado vemos um aumento considerável nos números. No mesmo período de 2024 os socorristas atenderam 1.605 acidentes sendo mil colisões, 362 quedas de veículos, 117 atropelamentos, 56 choques contra anteparo, 44 capotamentos, 14 saídas de pista, oito tombamentos e quatro engavetamentos.
Em números
Tipo Total
Atropelamento 96
Capotamento 25
Choque contra anteparo 59
Colisão 1033
Engavetamento 01
Queda de veículo 319
Saída de pista 11
Tombamento`07
Total atendimentos 1551