.

COMUNICAÇÃO CORPORATIVA: Engajar líderes é o maior desafio de comunicação interna das empresas

Gestores possuem papel fundamental na comunicação corporativa a fim de engajar as equipes
Picture of Por: Carina Walker

Por: Carina Walker

Todos os Posts

COMUNICAÇÃO CORPORATIVA: Engajar líderes é o maior desafio de comunicação interna das empresas

Gestores possuem papel fundamental na comunicação corporativa a fim de engajar as equipes
Latente na rotina dos líderes, a comunicação interna costuma ser relegada a um segundo plano diante do grande volume de demandas de gestão: espaço para ruídos e problemas administrativos | Imagem: ChatGPT

Metas de vendas, gestão de recursos, de pessoas, entregas e resultados. A agenda das lideranças é repleta de reuniões, números, desafios, clientes e fornecedores.

Latente na rotina dos líderes, a comunicação interna costuma ser relegada a um segundo plano diante do grande volume de demandas de gestão.

É o que revela a pesquisa anual de Comunicação Interna da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). Há nove edições consecutivas, ela aponta que o maior desafio das empresas é engajar líderes como comunicadores.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Para o ano de 2025, esse desafio foi apontado por 59% das empresas participantes da pesquisa.

Ruídos

A falta de uma postura comunicadora das lideranças gera lacunas na mensagem institucional, provoca dúvidas e desalinhamento, bem como fortalece a comunicação informal da “rádio peão”, que inclusive pode gerar desinformação e afetar a cultura organizacional.

Ruídos na comunicação interna provocam desmotivação, falhas operacionais, retrabalho e turnover (desligamentos).

Peter Drucker, o pai da administração moderna já apontava que 60% de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia na comunicação. Daí a preocupação com a necessidade de uma postura comunicadora dos gestores.

Papel dos líderes

De acordo com Thierry Pignataro, os líderes constituem o principal canal de comunicação da empresa com os colaboradores.

“Os canais de comunicação interna informam os eventos, as campanhas, as ações, eles conectam, mas quem transforma e muda comportamentos é o gestor”, pontua.
Por esse motivo, cada vez mais se valoriza a gestão de equipes no âmbito da liderança.

A pesquisa de tendências da Aberje ainda apontou que os principais objetivos da comunicação interna atualmente são: fortalecer cultura e orgulho, em um ambiente onde colaboradores se sintam valorizados e energizados (86%); e criar clareza em torno da estratégia da empresa, engajando os colaboradores nesta jornada (78%).

Mais do que nunca os gestores precisam assumir seu papel de protagonistas na transmissão das mensagens corporativas ao público interno, a fim de que sejam assimiladas coletivamente de modo a gerar sinergia para a conquista de resultados.

Portanto, a comunicação é um fator estratégico que, quando priorizado, tem potencial de se tornar um diferencial competitivo para a empresa.

Sucesso a todos!

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Podcast

Edição impressa

Edição 286
Última edição

Edição de 08/08/2025

Publicada em 08/08/2025

Edição impressa

Edição 286
Última edição

Edição de 08/08/2025

Publicada em 08/08/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.