Metas de vendas, gestão de recursos, de pessoas, entregas e resultados. A agenda das lideranças é repleta de reuniões, números, desafios, clientes e fornecedores.
Latente na rotina dos líderes, a comunicação interna costuma ser relegada a um segundo plano diante do grande volume de demandas de gestão.
É o que revela a pesquisa anual de Comunicação Interna da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). Há nove edições consecutivas, ela aponta que o maior desafio das empresas é engajar líderes como comunicadores.
Para o ano de 2025, esse desafio foi apontado por 59% das empresas participantes da pesquisa.
Ruídos
A falta de uma postura comunicadora das lideranças gera lacunas na mensagem institucional, provoca dúvidas e desalinhamento, bem como fortalece a comunicação informal da “rádio peão”, que inclusive pode gerar desinformação e afetar a cultura organizacional.
Ruídos na comunicação interna provocam desmotivação, falhas operacionais, retrabalho e turnover (desligamentos).
Peter Drucker, o pai da administração moderna já apontava que 60% de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia na comunicação. Daí a preocupação com a necessidade de uma postura comunicadora dos gestores.
Papel dos líderes
De acordo com Thierry Pignataro, os líderes constituem o principal canal de comunicação da empresa com os colaboradores.
“Os canais de comunicação interna informam os eventos, as campanhas, as ações, eles conectam, mas quem transforma e muda comportamentos é o gestor”, pontua.
Por esse motivo, cada vez mais se valoriza a gestão de equipes no âmbito da liderança.
A pesquisa de tendências da Aberje ainda apontou que os principais objetivos da comunicação interna atualmente são: fortalecer cultura e orgulho, em um ambiente onde colaboradores se sintam valorizados e energizados (86%); e criar clareza em torno da estratégia da empresa, engajando os colaboradores nesta jornada (78%).
Mais do que nunca os gestores precisam assumir seu papel de protagonistas na transmissão das mensagens corporativas ao público interno, a fim de que sejam assimiladas coletivamente de modo a gerar sinergia para a conquista de resultados.
Portanto, a comunicação é um fator estratégico que, quando priorizado, tem potencial de se tornar um diferencial competitivo para a empresa.
Sucesso a todos!