Estão abertas até 10 de agosto as inscrições para o processo seletivo do Cursinho Pré-Vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM), voltado a estudantes de baixa renda e com foco na inclusão social. A iniciativa oferece 120 vagas gratuitas para o segundo semestre de 2025, com aulas presenciais no campus-sede da universidade.
Podem se inscrever estudantes que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública, pessoas que concluíram o ensino médio na rede pública e também quem terminou os estudos há mais de cinco anos. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site oficial até as 23h59 do dia 10 de agosto. O resultado será divulgado no dia 12 de agosto.
Das 120 vagas ofertadas, 60 são reservadas para ampla concorrência e as outras 60 destinadas ao sistema de cotas, que contempla cinco categorias: pessoas atendidas pelo Núcleo Maria da Penha (Numape) e Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ) da UEM (15 vagas); autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas (25); migrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade (10); pessoas transgênero (5) e mães solo (5). As vagas não preenchidas em cada categoria serão redistribuídas.
O processo seletivo prioriza candidatos com maior idade, especialmente entre os inscritos na ampla concorrência. A documentação exigida inclui identidade com foto, CPF, comprovante de endereço e histórico escolar ou comprovante de matrícula no 3º ano do ensino médio.
AULAS PRESENCIAIS COM REFORÇO – As aulas começam em 13 de agosto e seguem até 2 de novembro, de segunda a sexta-feira, no período noturno, na sala 6 do Bloco 33 da UEM. Haverá também aulas complementares aos sábados e domingos nos períodos da manhã e da tarde.
O cursinho é coordenado por professores da UEM e ministrado por estudantes de graduação da própria universidade. A metodologia é voltada à inclusão e ao acompanhamento pedagógico individualizado, respeitando o ritmo de aprendizagem dos alunos, especialmente aqueles que estão há mais tempo fora da sala de aula.
A frequência é obrigatória, sendo que a ausência não justificada em mais de 20% das aulas ou a não participação nas duas primeiras semanas acarretará a perda da vaga.
O Cursinho Pré-Vestibular da UEM é gratuito e não cobra nenhuma taxa de inscrição, matrícula ou mensalidade. A ação é promovida com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC).
Serviço:
Cursinho Pré-Vestibular da UEM
Inscrições: até 10 de agosto no site oficial
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp (44) 3011-4210, pelo e-mail cursinho@uem.br ou diretamente na secretaria, localizada no Bloco 6 da UEM, das 15h às 21h30.
Galeria de Imagens
