O Centro Cultural Gilberto Mayerrecebe, a partir desta quarta-feira (13) até sábado (16),um dos mais importantes eventos culturais do Paraná: a 44ª Semana Literária e Feira do Livro do Sesc PR. A programação local acontece no Centro Cultural Gilberto Mayer e integra uma ação simultânea em 27 cidades do estado, que neste ano homenageia o escritor Dalton Trevisan, ícone da literatura brasileira.
Sob o tema “Cidades Literárias”, a edição de 2025 abordará questões como Poesia e o Exercício da Liberdade, Literatura Indígena na Cidade e Literatura e o Direito ao Chão. O evento reunirá apresentações artísticas, espetáculos teatrais, contações de histórias, oficinas e debates com nomes consagrados do cenário literário nacional, entre eles Natalia Timerman, Cristovão Tezza, Marcellino Freire e Noemi Jaffe.
Um dos destaques da programação será o lançamento da 10ª edição da Coletânea Sesc de Contos Infantis,nesta quarta-feira (13), às 19h. A obra reúne textos selecionados por edital com a temática Paraná e seus aspectos culturais. A curadoria é de Olívio Jekupé, escritor de literatura indígena, e as ilustrações de Izabela Bombo. Entre os autores selecionados estão representantes de diferentes cidades paranaenses, como Ponta Grossa, Umuarama, Curitiba, Maringá e Bela Vista do Paraíso.
Toda a programação é gratuita, mas as atividades têm vagas limitadas e exigem inscrição prévia. O público também poderá acessar online todas as edições da Coletânea Sesc de Contos Infantis e seus audiocontos pelo sitewww.sescpr.com.br/semanaliteraria.
Vampiro de Curitiba
Nascido em Curitiba, em 14 de junho de 1925, Dalton Trevisan construiu uma carreira marcada pelo mistério e pelo talento. Discreto e avesso a aparições públicas, o autor acumulou importantes prêmios, como o Camões, o Machado de Assis, quatro Jabutis e três Oceanos (antigo Portugal Telecom de Literatura Brasileira).
Ao longo de quase um século de vida, publicou obras que se tornaram referências, como Novelas Nada Exemplares (1959), O Vampiro de Curitiba (1965), Mistérios de Curitiba (1968) e A Polaquinha (1985). Conhecido por seu estilo conciso e irônico, cultivou amizades e rivalidades literárias, trocando cartas com nomes como Carlos Drummond de Andrade e Mário de Andrade.
Programação em Cascavel
Quarta-feira (13)
-9h às 17h – Exposição: A História de Cascavel – 73 anos em Imagens
-9h às 21h – Feira do Livro (Livraria Mundo Cultural)
-9h30 e 14h30 – Show musical com Banda Casa Cantante
-19h30 – Conversa com Natalia Timerman e Coletivo Leia Mulheres Cascavel
Quinta-feira (14)
-9h às 17h – Exposição: A História de Cascavel – 73 anos em Imagens-9h às 21h – Feira do Livro (Livraria Mundo Cultural)
-9h30 e 14h30 – Espetáculo A Roupa Nova do Rei (Grupo Reminiscências)
-13h30 – Oficina: Contação de Histórias na Prática
Sexta-feira (15)
– 9h às 17h – Exposição: A História de Cascavel – 73 anos em Imagens
-9h às 21h – Feira do Livro (Livraria Mundo Cultural)
-9h30 e 14h30 – Espetáculo Narrativo Mala Pout Pourri (Cia Malas Portam)
-19h – Oficina: Ossos do Ofício, com Marcellino Freire
Sábado (16)
-13h às 16h – Feira do Livro (Livraria Mundo Cultural)
-13h30 – Bate-papo: Territórios da Escrita, com Cristovão Tezza, Noemi Jaffe e Coletivo Mulheres Cascavel
Galeria de Imagens
