.

16 alunos do Ganhando o Mundo embarcam para um novo destino: Escócia

Grupo formado por estudantes de diferentes regiões do Paraná embarcaram nesta sexta-feira (15) para o país do Reino Unido. Lá, vão passar 5 meses aprimorando
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

16 alunos do Ganhando o Mundo embarcam para um novo destino: Escócia

Grupo formado por estudantes de diferentes regiões do Paraná embarcaram nesta sexta-feira (15) para o país do Reino Unido. Lá, vão passar 5 meses aprimorando o inglês e tendo contato com uma realidade diferente, em uma experiência com amplo impacto acadêmico, cultural e pessoal.
16 alunos do Ganhando o Mundo embarcam para um novo destino: Escócia

O programa Ganhando o Mundo, que envia alunos da rede estadual de ensino para intercâmbios em países de língua inglesa, teve nesta sexta-feira (15) um embarque especial no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Dezesseis estudantes de vários cantos do Paraná iniciaram a jornada para a Escócia, que entra pela primeira vez na rota da iniciativa. Lá, os selecionados vão passar cinco meses aprimorando o idioma e tendo contato com uma realidade completamente diferente, em uma experiência com amplo impacto acadêmico, cultural e pessoal para os envolvidos.

Uma das contempladas foi Gabriela Mendes, de 16 anos, de Araucária, que garantiu uma bandeira do Brasil cheia de recados escritos por familiares e amigos – alguns ali mesmo no saguão do aeroporto – para levar na bagagem. Aluna do Colégio Estadual Julio Szymanski, a adolescente disse que está realizando um sonho e acaba entregando nas palavras uma mistura de sentimentos. “Eu estou me sentindo em paz, muito calma. Ao mesmo tempo tem a ansiedade de conhecer as pessoas, de fazer novas amizades, a minha família anfitriã, e tudo mais”, contou.

Uma das preocupações é certamente o sotaque do inglês falado na Escócia. “Estou no nível avançado de inglês, então estou bem feliz. Mas o sotaque de lá eu ainda não me acostumei muito. É bem difícil, né? Assisti filmes com inglês britânico para tentar pegar essa parte antes de ir”, revelou ela, que ganhou “umas seis despedidas” antes de cruzar o Atlântico para uma temporada na cidade de Peebles.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

E o último tchau dos pais, Jackeline Mendes e José Júnior, foi dado na porta do embarque. “O coração está quentinho; a gente confia que vai dar tudo certo. A saudade, porém, vai começar a apertar daqui a pouco. Ela é uma menina muito alegre, que enche a nossa casa, então com certeza a gente vai sentir bastante falta”, resumiu a mãe. “Ao mesmo tempo, a gente está muito feliz com tudo isso que está acontecendo, que é uma oportunidade maravilhosa para a vida dela”, complementou.

Além da família anfitriã, Gabriela terá como companheira na casa uma outra estudante estrangeira. “Eles são muito legais, acolhedores. Já me perguntaram o que eu gosto de comer, o que eu gosto de fazer, tudo para realmente conseguirem me acolher. Eu também vou ter uma host sister que é da Itália. Vou ficar junto com ela, no mesmo quarto, vai ser uma experiência e tanto: três culturas diferentes na mesma casa”, vibrou, louca para ver os castelos que enfeitam a paisagem escocesa.

Quem também terá uma companheira de intercâmbio é Ana Izabel da Costa, de 17 anos, cujo destino é a pequena Rosyth, localizada perto da capital Edimburgo. No caso dela, no entanto, a colega será uma intercambista alemã. Um detalhe promete deixar a ambientação da moradora de Almirante Tamandaré ainda mais fácil: ela já conheceu pessoalmente a mulher que vai acolhê-la pelos próximos cinco meses. A escocesa, que já morou no Brasil, veio ao Paraná no início do ano para ter o primeiro contato com a paranaense.  “Eu estava na sala de aula, terminando uma lição, e o diretor chegou com a minha anfitriã e a irmã dela. Passamos uma tarde bem agradável, mas foi uma surpresa enorme”, falou a estudante de Almirante Tamandaré.

A conversa serviu para ter uma ideia do que a espera no Reino Unido. “Quando elas falavam mais devagar, mais normal, dava pra entender. Quando acelerava, quando estavam mais animadas, ficava mais difícil”, explicou. A aluna do Colégio Estadual Professor Alberto Krause também colocou entre as atividades conhecer as fortalezas e castelos medievais, mas tem um desejo bem específico no topo da lista de lugares a visitar: o lago Ness – com ou sem monstro.

Apesar do foco nos estudos, esses momentos extraclasse também fazem parte dos pilares trabalhados pelo Ganhando o Mundo, como explica o coordenador do programa, Marlon de Campos Mateus. “O primeiro pilar é a experiência acadêmica, por se tratar de um programa de high school, de pesquisa. Um outro processo muito importante é justamente a experiência cultural, porque eles vivem outra realidade durante seis meses. E o terceiro grande pilar é a experiência linguística”, sintetizou. “Temos observado que os alunos voltam muito mais autônomos, muito mais líderes, muito mais questionadores”, resumiu. Cerca de 300 alunos ainda vão embarcar até janeiro.

GANHANDO O MUNDO

Quem também já partiu para o Reino Unido foi Ítalo Joaquim Fretola Araújo, de 16 anos, que frequenta a Escola Estadual Doutor Antenor Pamphilo dos Santos, em Iporã. Fã de futebol, já colocou nos planos assistir a algum jogo do Rangers, um dos maiores clubes da Escócia. “Quem sabe um clássico com o Celtic?”, disse. “O futebol nasceu lá no Reino Unido, então quero conhecer os campos por lá”, completou ele.

Ítalo vai ficar em Loanhead e já conheceu o casal que vai recebê-lo por lá. A matriarca é brasileira, uma catarinense. “Tenho contato com eles há alguns meses. O pai é lutador de Jiu Jitsu, que é a modalidade que eu pratico há três anos, e a mãe é professora de faculdade, muito semelhante à minha mãe, que é professora também”, declarou, sobre a família temporária. Já a que ele deixa para trás, segundo ele, está mais ansiosa do que o próprio viajante. “Eu fui me despedir do meu pai na rodoviária e ele começou a chorar; minha avó estava junto e chorou também”, contou.

Já para o iratiense Matheus Henrique Gonçalves dos Santos, de 16 anos, aluno do Colégio Estadual Trajano Gracia, a ansiedade é latente. “O coração está na mão, é difícil deixar os pais para trás. É a primeira vez que eu vou viajar sozinho, ainda mais para tão longe”, afirmou ele, que combinou de mandar mensagens para os pais “de manhã, quando acordar; e à noite, antes de dormir”.

Ainda sem definir uma carreira, Matheus se vê inclinado à área de Exatas. E espera ter no contato com os anfitriões, ambos contadores, um panorama da profissão. “É uma ótima oportunidade de aprender com eles”, falou. “É um casal, eles já são avós e no final de semana as crianças sempre vão visitá-los. São muito educados, têm dois cachorros e uma casa linda”, apontou, sobre seu lar temporário em Edimburgo.

GANHANDO O MUNDO – Maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil voltado à rede pública estadual, o Ganhando o Mundo oferece a estudantes e docentes a oportunidade de vivenciar experiências acadêmicas e culturais em instituições internacionais de excelência. Desde a criação do programa, em 2022, mais de 2.500 estudantes, professores e diretores já foram beneficiados. O investimento total ultrapassa R$ 500 milhões, cobrindo passagens, hospedagem, bolsa-auxílio, documentação e suporte completo.

A edição 2025 abriu vaga para 1.300 alunos, tendo como destinos Austrália, Canadá, Irlanda, Escócia, País de Gales e Nova Zelândia. Já a edição Ganhando o Mundo Agrícola vai enviar para os Estados Unidos 100 alunos de escolas agrícolas. 

A edição do próximo ano será ainda maior, com recorde de 2 mil vagas abertas para intercâmbios na Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido.

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Podcast

Edição impressa

Edição 287
Última edição

Edição de 15/08/2025

Publicada em 15/08/2025

Edição impressa

Edição 287
Última edição

Edição de 15/08/2025

Publicada em 15/08/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.