No Grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira (19), na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Bazana (PSD) realizou uma homenagem alusiva à Semana da Pessoa com Deficiência. Durante o pronunciamento, destacou as conquistas e os desafios do setor, com atenção especial à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7796, que tramita no Supremo Tribunal Federal e ameaça a continuidade das escolas especializadas no Estado. Na ocasião, também foram entregues menções honrosas a pessoas e instituições que se destacam na luta pela inclusão.
“Celebramos a história, a iniciativa e os talentos que nos lembram da importância da inclusão e da valorização das pessoas com deficiência”, afirmou Bazana. Segundo ele, a exposição de arte que também está acontecendo na Assembleia reforça esse compromisso.
A Semana tem como tema central a ADI 7796, considerada pelo parlamentar uma grande ameaça. “Ela coloca em risco o direito fundamental de crianças, jovens e adultos. Prejudica não apenas o aprendizado, mas a inclusão e o desenvolvimento pleno de milhares de cidadãos. Reafirmo meu compromisso na defesa desses direitos. Lutaremos com firmeza e unidade para que a inclusão continue sendo uma prioridade no Estado do Paraná”, declarou.
O deputado Marcelo Rangel (PSD) classificou como inacreditável a existência de um movimento que busca prejudicar as escolas de educação especial. “É inaceitável imaginar esse risco de as APAEs fecharem. São entidades que fazem um trabalho fantástico”, disse, colocando-se à disposição para apoiar a defesa dessas instituições. A deputada Cloara (PSD) também considerou um absurdo a ADI 7796 e reafirmou seu compromisso em não permitir que isso aconteça. Já a deputada Luciana Rafagnin (PT) declarou apoio, em nome da Oposição, e parabenizou o trabalho realizado por Bazana e pelas APAEs.
A primeira vice-presidente da Assembleia, Flávia Francischini (União), agradeceu o trabalho desenvolvido por Bazana em defesa da pessoa com deficiência e também criticou a ADI. “Educação inclusiva e especial não são excludentes, são complementares. Tentar retirar essa possibilidade é um retrocesso que não vamos permitir”, destacou.
O líder do governo, Hussein Bakri (PSD), reforçou o apoio à causa: “Em nome da base, agradeço seu trabalho. Continue. As APAEs merecem. Conte com o governo”, afirmou.
Homenageados
Foram homenageados Ivã José de Pádua, presidente do COED/PR, e Cleci Zardo, vice-presidente do COED/PR, além do Dr. Emílio Mudrey, in memoriam, que presidiu a FEAPAEs entre 2003 e 2005 e foi reeleito para um novo mandato. Também receberam reconhecimento Elcy Therezinha Mudrey, educadora especializada em educação especial nas unidades da APAE de Cascavel e Guarapuava; a doutora em Engenharia Mecânica pela UFPR, Sandra Marchi, criadora do método See Color; e o professor Rubens Ferronato, idealizador do Multiplano, equipamento que auxilia na compreensão de conceitos matemáticos por meio do tato e da visão.
Completam a lista o delegado de Jacarezinho, Amir Salmen, e a atleta da Seleção Brasileira de Handebol do Surdodesporto e da Seleção Brasileira Master, Dra. Alessandra Barancelli.