.

“Com redução de 45% do IPVA, Paraná dá um recado para o Brasil”, afirma Gugu Bueno

1º secretário da Alep ressalta que Paraná terá a menor alíquota do país a partir de 2026
Picture of Por: Tissiane Merlak

Por: Tissiane Merlak

Todos os Posts

“Com redução de 45% do IPVA, Paraná dá um recado para o Brasil”, afirma Gugu Bueno

1º secretário da Alep ressalta que Paraná terá a menor alíquota do país a partir de 2026

A partir de 2026, o Paraná terá a menor alíquota de IPVA do Brasil, passando de 3,5% para 1,9%. Uma redução de 45% em relação ao valor atual. O anúncio feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta quarta-feira (20) foi destacado pelo 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gugu Bueno, que classificou a medida como um marco na gestão pública estadual.

“Estamos dando um recado para o Brasil: a solução para a gestão pública não é aumentar tributo, é administrar bem. Cuidar do dinheiro da população e fazer mais com menos. E é isso que o Paraná está fazendo. É um grande anúncio para os paranaenses. Nós passamos a ter a menor alíquota de IPVA do Brasil, uma redução de 45%. Isso demonstra, mais uma vez, o grande momento que o Estado do Paraná está vivendo. Uma gestão séria, eficiente, que consegue fazer mais com menos”, afirmou Gugu Bueno.

O governador Ratinho Junior, destaca que a redução na alíquota vai beneficiar diretamente cerca de 3,4 milhões de proprietários de veículos no Estado.
“É mais uma medida dentro do nosso compromisso com redução de impostos e da máquina pública. Cortamos mordomias, incrementamos os investimentos públicos e agora chegamos no momento desse grande anúncio que vai beneficiar todos os paranaenses. É uma redução de 45%, deixando a alíquota do Paraná como a menor o Brasil”, explicou Ratinho Junior.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Benefício

Segundo o governo estadual, o Paraná possui 4,1 milhões de veículos tributados. A redução anunciada impactará 83% desse total, automóveis, motocicletas acima de 170 cilindradas, caminhonetes, camionetas, ciclomotores, motonetas, utilitários, motorhomes, triciclos, quadriciclos e caminhões-tratores.
Os donos de automóveis serão quem mais vão aproveitar a redução. São mais de 2,5 milhões de carros tributados em todo o Paraná e que terão o IPVA reduzido a partir de 2026. Em seguida, aparecem as motocicletas (268,7 mil), caminhonetes (244,7 mil) e camionetas (225,1 mil).

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 287
Última edição

Edição de 15/08/2025

Publicada em 15/08/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.