.

Comércio do Paraná mantém resultado positivo apesar da queda em junho

Comércio varejista do Paraná cresceu 3,9% nos últimos 12 meses, desempenho superior à média brasileira de 2,0% 21/08/2025
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

Comércio do Paraná mantém resultado positivo apesar da queda em junho

Comércio varejista do Paraná cresceu 3,9% nos últimos 12 meses, desempenho superior à média brasileira de 2,0% 21/08/2025
Comércio do Paraná mantém resultado positivo apesar da queda em junho

O varejo ampliado do Paraná registrou queda de 1,6% no volume de vendas em junho, na comparação com maio, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE. A retração foi menor do que a observada no cenário nacional, que recuou 2,5%.

Na comparação com junho de 2024, as vendas caíram 4,6% no estado e 3,0% no Brasil. No Paraná, a redução foi puxada principalmente pelos segmentos de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-20,5%) e veículos, motocicletas, partes e peças (-19,3%).

Em contrapartida, algumas atividades registraram avanços expressivos no estado, como tecidos, vestuário e calçados (+14,9%), livros, revistas e papelaria (+8,8%) e combustíveis e lubrificantes (+4,1%).

No acumulado dos últimos 12 meses (julho/2024 a junho/2025), o comércio varejista ampliado cresceu 3,9% no Paraná, desempenho superior à média brasileira de 2,0%. Já no acumulado do ano, o estado mantém alta de 1,7%, também acima do resultado nacional, de 0,5%.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

De acordo com o assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, o varejo mostra sinais de moderação. “O comércio varejista ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, mostrou desaceleração em junho em um cenário de juros mais altos e maior dificuldade na concessão de crédito”, observa.

De maneira geral, segundo o economista, o varejo paranaense sustenta crescimento consistente no acumulado do ano, acima da média nacional, mas os indicadores demonstram a tendência de desaceleração nos próximos meses, devido ao cenário de juros elevados e ao ritmo da economia.

BOLETIM DO COMÉRCIO

 

Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 3883-4530 – WhatsApp (41) 99236-3335

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 288
Última edição

Edição de 22/08/2025

Publicada em 22/08/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.