.

Itaipu é escolhida entre as cinco melhores empresas do País no Prêmio Destaque ESG 2025

Premiação aconteceu nessa quarta-feira (20), no Rio de Janeiro. A Binacional foi contemplada no ranking geral, em 5º lugar, e também foi a primeira colocada
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

Itaipu é escolhida entre as cinco melhores empresas do País no Prêmio Destaque ESG 2025

Premiação aconteceu nessa quarta-feira (20), no Rio de Janeiro. A Binacional foi contemplada no ranking geral, em 5º lugar, e também foi a primeira colocada no setor de energia
Crédito das fotos: Wagner Meier/Itaipu Binacional

Premiação aconteceu nessa quarta-feira (20), no Rio de Janeiro. A Binacional foi contemplada no ranking geral, em 5º lugar, e também foi a primeira colocada no setor de energia

A Itaipu Binacional foi escolhida entre as cinco empresas com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) do Brasil, de um total de 2,7 mil companhias analisadas. A Binacional ficou em 5º lugar no ranking geral e também foi a primeira colocada no setor de energia elétrica. O Prêmio Destaque ESG 2025 é concedido pelo Grupo Insight Comunicação e pelo Portal Integridade ESG, com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, e a chefe da Comunicação Social, Stela Guimarães, participaram da cerimônia de entrega do prêmio, realizada nessa quarta-feira (20), na sede da FGV, no Rio de Janeiro (RJ). Além da Itaipu, o grupo das cinco melhores do País inclui a Natura (1º), o Banco do Brasil (2º), a Ambev (3º) e o Bradesco (4º).

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Cerimônia de entrega do Prêmio ESG 2025, no Rio de Janeiro.

Como metodologia, foram analisados diversos dados públicos das 2.700 empresas, incluindo a divulgação das ações por veículos de comunicação, para construir o ranking nacional com as 100 organizações com maior aderência aos princípios ESG. O objetivo é ser uma referência de boas práticas para os gestores, o mercado e a sociedade.

Para Enio Verri, receber o Prêmio Destaque ESG 2025 confirma o compromisso histórico da Itaipu com os valores de ESG. “É uma honra receber esse prêmio. Ele acentua o que já viemos praticando há muito tempo. Há 20 anos, os governos do Brasil e do Paraguai incorporaram oficialmente o desenvolvimento socioambiental à missão da Itaipu”, destacou o diretor. “Isso formalizou o que sempre fazemos: gerar energia limpa, de qualidade e barata, mas sempre com atenção às pessoas e ao meio ambiente.”

De acordo com ele, as ações da Itaipu Binacional se sustentam em três pilares fundamentais: inovação, produção de energia e o Programa Itaipu Mais que Energia, que atua na área socioambiental, garantindo a própria sustentabilidade da usina. “Em 2023, nós baixamos a tarifa da Itaipu em 26% e congelamos essa tarifa por quatro anos. Hoje, a tarifa da Itaipu é uma das mais baixas do Brasil”, afirmou. “Isso não prejudicou nossa capacidade de investir no desenvolvimento socioambiental da região.”

Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu.

Ele explicou que o Programa Itaipu Mais que Energia, lançado em 2023, ampliou a área de atuação da empresa para 434 municípios do Paraná e do Sul do Mato Grosso do Sul, com investimento em uma série de ações sociais e ambientais, desde a proteção de nascentes até a coleta de resíduos sólidos.

“Todos os investimentos passam por controle rigoroso e avaliação criteriosa. Projetos que não atendem aos requisitos ambientais, sociais e de governança simplesmente não prosperam”, resumiu Enio Verri.

O diretor-geral brasileiro explicou, ainda, que Itaipu é regida por um tratado binacional, criado em 1973, que dá paridade aos dois países na tomada de decisões. A empresa é administrada por uma Diretoria Executiva e um Conselho de Administração, ambos binacionais, e conta com órgãos como Auditoria Interna, Ouvidoria e Compliance que garantem as melhores práticas de governança.

“Para nós, governança é a espinha dorsal. É ela que sustenta a tarifa acessível, a segurança energética, o desenvolvimento regional e o respeito absoluto aos recursos que pertencem aos povos brasileiro e paraguaio”, concluiu Enio Verri.

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 287
Última edição

Edição de 15/08/2025

Publicada em 15/08/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.