O jornalista e publicitário Marcelo Cattani está entre os finalistas do 4º Prêmio Camp da Democracia, reconhecimento nacional do marketing político. Ele disputa em Melhor Campanha para Prefeito com os materiais da reeleição de Elizabeth Schmidt, em Ponta Grossa. A premiação será em 25 de agosto, em São Paulo.
Estratégia com foco na “verdade”
A campanha partiu do uso da palavra “VERDADE” como eixo das peças. O conteúdo destacava realizações da gestão e confrontava alegações de adversários.
Houve também reposicionamento de imagem da prefeita, marcada pela experiência e determinação após os desgastes da pandemia.
As peças enfrentaram ataques preconceituosos envolvendo gênero e idade da candidata, então com 73 anos.
Resultado e cenário da disputa
Segundo o material de divulgação, Elizabeth Schmidt iniciou a corrida cerca de 20 pontos atrás do líder nas pesquisas.
No resultado final, alcançou 53,72% dos votos válidos.
O candidato apoiado pelo governador Ratinho Jr. e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro terminou em terceiro; o apoiado pelo presidente Lula, em quarto.
Sobre o prêmio
Criado em 2019, o Prêmio Camp da Democracia é bienal e reconhece campanhas que unem técnica e criatividade em favor da consolidação democrática.
Na 4ª edição, dedicada às eleições municipais de 2024, foram inscritos quase 600 cases.
O trabalho de Cattani concorre com campanhas de reeleição em capitais como Rio de Janeiro (Eduardo Paes) e São Paulo (Ricardo Nunes), entre outras.
Trajetória do publicitário
Com 35 anos de atuação em campanhas e estratégia eleitoral, Marcelo Cattani foi secretário de Estado da Comunicação do Paraná entre 2011 e 2015.
Liderou campanhas vitoriosas de nomes como Beto Richa, Rafael Greca, Sérgio Moro e Alexandre Curi.
Em 2024, coordenou 10 campanhas no Paraná, incluindo as de Elizabeth Schmidt, em Ponta Grossa, e de Cristina Graeml, em Curitiba.