.

Em vistorias, Sanepar orienta população a identificar vilões dos entupimentos de esgoto

Problemas como mau cheiro, vazamento em ruas, calçadas e casas têm origem na falta de dispositivos simples, como a caixa de gordura, ou na conexão
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

Em vistorias, Sanepar orienta população a identificar vilões dos entupimentos de esgoto

Problemas como mau cheiro, vazamento em ruas, calçadas e casas têm origem na falta de dispositivos simples, como a caixa de gordura, ou na conexão de água de chuva na rede de esgoto.
Em vistorias, Sanepar orienta população a identificar vilões dos entupimentos de esgoto

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) promove em todo o Estado vistorias periódicas nas residências para identificar e orientar a população sobre como evitar problemas como entupimentos e extravasamentos nas tubulações de esgoto.

Em Cascavel, este trabalho está sendo feito em mais de 2.200 residências. Após a primeira fase de visitas, a boa notícia é que a maioria, cerca de 68%, está com as conexões e tubulações internas executadas regularmente.

Porém, cerca de 22% dos imóveis da cidade ainda não possuem a caixa de gordura. Esse dispositivo é fundamental para garantir o bom funcionamento do sistema público de esgoto.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Outra orientação das equipes que fazem as vistorias é sobre o despejo de água de chuva na rede de coleta. Nesse quesito, Cascavel apresentou um grande avanço em relação à conscientização dos moradores e encanadores: dos imóveis vistoriados na atual etapa, apenas 1,4% lançava a água de chuva na tubulação de esgoto.

O gerente da Sanepar em Cascavel, Rodolpho Savelli, diz que o avanço da conscientização dos moradores é resultado do extenso trabalho nesse sentido, de vistorias e adequações no sistema de coleta de esgoto.

“O trabalho de vistoria operacional tem sido intensificado e as equipes contratadas pela Sanepar têm buscado informar e orientar sobre a construção e manutenção das instalações hidráulicas nas residências. Avançamos muito em relação ao lançamento de água de chuva na rede em Cascavel e agora estamos trabalhando para conscientizar os moradores em relação às caixas de gordura”, ressalta Savelli.

INSTALAÇÃO HIDRÁULICA – A instalação hidráulica nas casas, quando feita de forma correta, facilita tanto a manutenção das residências quanto a da rede pública, garantindo o bom funcionamento das estações de tratamento de esgoto.

No Paraná e no Brasil, o esgotamento sanitário utiliza o sistema separador universal. Isso significa que toda água “usada” sai de casas, comércios e indústrias e deve seguir por um caminho próprio de tubulações – o da coleta de esgoto.

Já as águas das chuvas (fluviais) ou sem poluentes devem seguir outro caminho de galerias para voltar a rios e solo.

Nesse sistema, de dois caminhos distintos, a caixa de gordura tem um papel importante na retenção de material que possa provocar entupimentos.

O QUE É A CAIXA DE GORDURA – O gestor ambiental Daniel Pinto explica que a caixa de gordura é um pequeno reservatório instalado na cozinha das casas, com a função de reter resíduos sólidos e gordura, denxando as águas residuais passarem.

Uma caixa instalada adequadamente e com manutenção a cada seis meses evita o mau cheiro dentro de casa e facilita o processo de transporte e tratamento do esgoto.

A falta de caixa de gordura ou a instalação feita de forma inadequada é considerada uma irregularidade. A ausência deste dispositivo para conter gordura e resíduos sólidos contribui para o entupimento das tubulações, tanto as de dentro das residências quanto da tubulação pública. Com canos e dutos entupidos, a água extravasa.

IRREGULARIDADES – Nas vistorias executadas pela Sanepar, quando o fiscal verifica a falta da caixa ou a instalação inadequada, orienta a regularização em até 60 dias. Caso o problema persista após esse prazo, a Companhia notifica órgãos competentes de fiscalização sanitária e ambiental e pode aplicar uma infração, com base no consumo de cada imóvel.

VISTORIAS – No serviço de vistoria, é necessária a entrada dos técnicos nos imóveis com a finalidade de verificar os dispositivos sanitários e de águas pluviais. Na visita, os profissionais fazem testes com a aplicação de corantes líquidos nas instalações hidráulicas, à base de água, aferindo sua presença na rede coletora de esgoto e/ou na galeria de águas pluviais.

Para a segurança dos moradores, as equipes contratadas para esse trabalho usam uniformes e crachás de identificação de prestador de serviço para a Sanepar. Em caso de dúvida, os clientes podem entrar em contato com a Companhia pelo telefone 0800 200 0115 ou por mensagem de WhatsApp no número (41) 99544-0115.

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 288
Última edição

Edição de 22/08/2025

Publicada em 22/08/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.