Na última sexta-feira (22), Foz do Iguaçu sediou o 1º Seminário de Experiências “Exitosas” de Integração entre ações das equipes de Vigilância e Atenção Primária da 9ª Regional de Saúde, realizado dentro da etapa 10 da Planificação.
O município de Medianeira foi destaque com o projeto “Estratégias decisivas no controle de Surto de Coqueluche”, iniciado em 2024, que integrou de forma eficaz a Vigilância Epidemiológica e a Atenção Primária, recebendo reconhecimento entre as experiências apresentadas.
Encontro em Foz do Iguaçu
O evento ocorreu na Faculdade Uniamérica e reuniu gestores, referências técnicas do Planificasus (RT), tutores e equipes de Vigilância em Saúde de todos os municípios da regional. Cada cidade apresentou experiências locais, promovendo troca de boas práticas e fortalecimento da integração entre áreas estratégicas da saúde pública.
Objetivo do seminário
A proposta foi compartilhar iniciativas que qualificam os processos de trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS) e na Atenção Ambulatorial Especializada, com foco na integração e na resposta a situações de saúde pública.
Representação de Medianeira
Medianeira foi representada pela coordenadora da Vigilância em Saúde, Cleide Mari da Silva, acompanhada das enfermeiras tutoras das Unidades de Saúde do município.
A experiência premiada será encaminhada ao Grupo Condutor do Planificasus do Estado, representando a 9ª Regional como exemplo de integração bem-sucedida entre Vigilância em Saúde e Atenção Primária.