Cascavel recebeu, nesta quarta-feira (4), a cerimônia oficial de lançamento do Território do Turismo Riquezas do Oeste. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo (SETU), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Turístico do Oeste do Paraná. O evento foi realizado no estacionamento do Teatro Municipal e marcou a instalação do 17º território turístico do Estado.
A proposta faz parte de um processo de organização e priorização de atrativos turísticos, com o objetivo de fortalecer destinos já conhecidos e estimular o desenvolvimento econômico e sociocultural da região. Ao todo, 32 municípios da região Oeste fazem parte do novo território, entre eles Cascavel, Toledo, Palotina, Assis Chateaubriand e Corbélia.
De acordo com dados da Setu, Cascavel se destaca por reunir diferentes vocações turísticas, como eventos, gastronomia e turismo esportivo. O impacto direto desse potencial é observado em setores como hotelaria, comércio e serviços. A cidade é referência nacional em turismo de negócios e de eventos, com destaques como o Show Rural Coopavel, os de automobilismo no Autódromo Internacional Zilmar Beux e outras feiras, que atraem milhares de visitantes todos os anos.
O prefeito de Cascavel, Renato Silva, pontua que a criação do território é uma visão de futuro. “O turismo é a indústria da satisfação, ele gera riqueza, movimenta a economia e valoriza nossa gente. Muitas vezes as pessoas viajam para fora do país sem conhecer o potencial da sua própria região. Agora, com o Território Riquezas do Oeste, estamos mostrando tudo o que temos de melhor, desde a nossa natureza até a força dos grandes eventos. Cascavel tem orgulho de fazer parte dessa história”, declarou.
O secretário estadual de Turismo, Leonaldo Paranhos, destacou a importância do programa como ferramenta de planejamento. “O território é uma delimitação geográfica que une municípios para compreender seu perfil turístico. Aqui na região Oeste temos desde turismo rural até turismo de negócios, além de iniciativas fortes no turismo religioso e de aventura. Antes da instalação, é feito um diagnóstico detalhado junto a prefeitos e empresários da cadeia produtiva, e isso permite que os investimentos sejam aplicados com prioridade. Hoje estamos liberando R$ 42 milhões em recursos para infraestrutura turística em todo o Paraná, e a região Oeste é parte essencial desse movimento”.
Os territórios turísticos fazem parte de uma estratégia estadual que já alcança 18 regiões no Paraná. A partir da Declaração de Atrativo de Relevante Interesse Turístico, certificada pela Setu, os municípios passam a ter prioridade para receber investimentos em infraestrutura, promoção de eventos, capacitação profissional e melhorias de acesso aos atrativos.
Além das cidades-polo, municípios de menor porte também se beneficiarão do projeto. O prefeito de Corbélia, Thiago Stefanello, destacou a força local do turismo religioso e ambiental. “Corbélia quer mostrar o seu potencial para o Paraná, seja no paisagismo, nas flores, nos parques ou na nossa tradição da romaria. Estar integrado a esse território é fundamental para ampliar nossa visibilidade e gerar novas oportunidades”, destacou.
Eventos automobilísticos reforçam protagonismo de Cascavel no turismo
Entre os atrativos que consolidam Cascavel como destino turístico de relevância está o Moto1000GP, principal campeonato de motovelocidade do Brasil e da América Latina. Realizada em agosto deste ano, a etapa local reuniu mais de 18 mil pessoas no Autódromo Internacional Zilmar Beux, superando as expectativas e consolidando a cidade como polo de referência no esporte a motor.
O impacto econômico foi estimado em R$ 3,8 milhões, distribuídos entre hotelaria, alimentação, comércio e serviços, além da geração de mais de 200 empregos diretos e indiretos. A ampla cobertura nacional e internacional projetou Cascavel para países da América do Sul, Europa e África, reforçando a vocação turística e esportiva do município.
Para o diretor do Automóvel Clube de Cascavel, Orlei Silva, o setor esportivo é um dos grandes motores deste movimento. “O autódromo é o carro-chefe da indústria do turismo cascavelense. Só no MotoGT, por exemplo, recebemos cerca de 25 mil pessoas em três dias, movimentando bares, restaurantes, hotéis e mercados. O esporte motor fortalece nossa economia e projeta Cascavel como destino de grandes eventos”.
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