Secretário estadual das Cidades e braço direito do governo Ratinho Junior, Guto Silva está em uma trajetória ascendente junto ao eleitorado paranaense na corrida de 2026 ao Palácio Iguaçu. Pesquisa Real Time Big Data/Record divulgada nesta sexta-feira (05) coloca o secretário na casa dos dois dígitos com 10% das intenções de voto. Ele também possui a segunda menor rejeição dentre os nomes pesquisados.
No primeiro cenário estimulado pela pesquisa, Guto Silva marca 10% das intenções de voto, atrás apenas do senador Sérgio Moro (41%) e de Requião Filho (19%), que herda o nome do pai. Brancos, nulos ou não sabem somam 15%.
No segundo cenário, sem o nome de Guto Silva, o presidente da Assembleia Legislativa Alexandre Curi pontua com 4%, atrás de Moro, Requião Filho, Gleisi Hoffmann e Paulo Martins. No último cenário, Guto Silva repete 10%, enquanto que a esquerda se divide entre Requião Filho e Gleisi.
Já sobre a rejeição, Guto aparece com apenas 21%, enquanto que Gleisi lidera com 56%, Requião Filho aparece com 39% e Moro com 33%, o que mostra o grande potencial do braço direito de Ratinho Junior crescer nas intenções de voto à medida que o pleito eleitoral se aproximar e ele se torne mais conhecido.
A pesquisa Real Time Big Data/Record ouviu 1.200 pessoas entre os dias 3 e 4 de setembro. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais.