Alunos da Escola Municipal Ivo Welter receberam as Equipes de Saúde da Família (ESF) Santa Clara IV e Europa para um mutirão de avaliações de saúde para atividades aquáticas. A escola possui piscina aquecida, onde alunos fazem aulas de natação como parte das atividades curriculares.
O mutirão ocorreu na segunda e terça-feira (1º e 2) e atendeu 275 crianças com avaliação dermatológica. As avaliações foram realizadas por um médico, acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
Exames são importantes
O médico da família, William Cesar Bispo Barreto, acompanhou as avaliações e explicou a importância do exame dermatológico para o uso da piscina. “Com isso, pode-se identificar lesões de pele que possam ser transmitidas durante as atividades, prevenindo contaminação e favorecendo a manutenção da saúde das crianças”, destacou.
Acompanhamento feito por profissionais
A diretora da Escola Ivo Welter, Tania de Almeida Prado Icco, explicou que a instituição oferece aulas de natação para aproximadamente 200 alunos do período integral e 75 no contraturno matutino ou vespertino. “Os alunos são acompanhados por professores de natação e aprendem sobre respiração, movimentos básicos, exercícios com prancha e mergulho. Algumas crianças já chegaram no nível avançado e estão treinando rendimento”, detalhou.
“Eles amam a natação porque é uma atividade divertida e lúdica. Além disso, os desafios que a natação proporciona ensinam novas habilidades e técnicas, promovendo a socialização entre os alunos. Essa atividade é uma ótima oportunidade para os alunos se socializarem e fazerem amigos, o que contribui para o desenvolvimento de conquistas”, completou Tania.