.

Paraná recebe prêmio do Tesouro Nacional que antecipa Capag A+ pelo 2º ano

O Estado recebeu nesta segunda-feira (15) o prêmio de Reconhecimento dos Entes Classificados como Capag A+. O reconhecimento antecipa a confirmação de que o Paraná
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

Paraná recebe prêmio do Tesouro Nacional que antecipa Capag A+ pelo 2º ano

O Estado recebeu nesta segunda-feira (15) o prêmio de Reconhecimento dos Entes Classificados como Capag A+. O reconhecimento antecipa a confirmação de que o Paraná mantém a nota máxima de Capacidade de Pagamento pelo segundo ano consecutivo, desta vez levando em conta os dados referentes ao ano de 2024.
Paraná recebe prêmio do Tesouro Nacional que antecipa Capag A+ pelo 2º ano

O Paraná é destaque nacional na qualidade das suas informações contábeis e fiscais. O Estado recebeu nesta segunda-feira (15) o prêmio de Reconhecimento dos Entes Classificados como Capag A+ pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A entrega aconteceu em Brasília durante o III Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, organizado pelo Ministério da Fazenda.

Essa é a primeira vez que a STN faz essa premiação, que serve como uma prévia para o resultado definitivo da Capag, previsto para ser divulgado apenas no fim do ano. Assim, o reconhecimento durante o evento antecipa a confirmação de que o Paraná mantém a nota máxima de Capacidade de Pagamento pelo segundo ano consecutivo, desta vez levando em conta os dados referentes ao ano de 2024.

Além do Paraná, o Tesouro Nacional ofereceu o prêmio de Reconhecimento a Santa Catarina, Espírito Santo, Rondônia, Mato Grosso, Ceará e Paraíba. Para o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, o reconhecimento reforça os frutos da boa gestão paranaense. “É mais um indicativo do nível de excelência que o Paraná vem conquistando ao longo dos últimos anos, com números recordes de investimento, dívida negativa e com contas em dia. E, como atesta o Tesouro Nacional, tudo isso com responsabilidade”, afirmou.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Como explica a diretora de Contabilidade Geral do Estado, Gisele Carloto, esse prêmio é muito emblemático e importante, pois coloca o Paraná em uma categoria ocupada por poucos no Brasil. “O selo A+ da Capag significa nota máxima tanto na Capacidade de Pagamento quanto no Indicador da Qualidade Contábil e Fiscal no Siconfi (ICF). É algo muito difícil de se conquistar e, por isso mesmo, deve ser motivo de muito orgulho e comemoração”, diz.

A Capag é um indicador que avalia a saúde fiscal de estados e municípios que desejam contratar empréstimos com garantia da União. Ela é calculada a partir de três indicadores – endividamento, poupança corrente e índice de liquidez – que permitem diagnosticar a solvência, o equilíbrio entre receitas e despesas correntes e a situação de caixa dos entes subnacionais.

Durante o evento, o Paraná foi representado pelo diretor-geral da Secretaria da Fazenda (Sefa), Luiz Paulo Budal, e pelo diretor adjunto da Diretoria de Contabilidade Geral (DCG), Rafael Florêncio. 

“Mais do que um prêmio, esse reconhecimento do Tesouro Nacional de que seguimos com a Capag A+ representa todos os esforços que fazemos diariamente para manter a boa gestão do Estado, focando sempre na eficiência e na transparência”, disse Budal. “É a prova de que estamos fazendo um bom trabalho e que o Paraná segue sendo referência para todo o Brasil”.

PRÊMIO – Criado em 2023, o Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal  busca reconhecer e incentivar os esforços dos profissionais contábeis dos entes federativos em aprimorar a qualidade das suas informações contábeis e fiscais, promovendo um incentivo saudável e destacando as boas práticas na gestão pública.

Assim, a nota A+ conquistada pelo Paraná é a junção de duas notas máximas. De um lado, é essa prévia da própria Capag A, que deverá ser confirmada pelo próprio Tesouro Nacional nos próximos meses; do outro, é a nota A vinda do Indicador da Qualidade Contábil e Fiscal no Siconfi, voltado mais às questões de contabilidade.

Esse ICF avalia e classifica a precisão, a integridade, a qualidade e a consistência das informações contábeis e fiscais enviadas pelos estados ao Siconfi, o sistema do Tesouro Nacional que agrega todos esses dados.

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 292
Última edição

Edição de 19/09/2025

Publicada em 19/09/2025

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.