Uma cena impactante marcou a manhã desta sexta-feira (19), no Centro de Cascavel. Em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, as vagas de estacionamento foram ocupadas por cadeiras de rodas com frases que reproduziam as desculpas mais comuns de quem utiliza, de forma irregular, os espaços reservados a pessoas com deficiência: “só vou pagar uma conta”, “vai ser rapidinho”, “deixei o pisca alerta ligado” e “não vi que era vaga exclusiva”.
A ação, realizada pela Transitar dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito (SNT), teve como objetivo sensibilizar motoristas e pedestres sobre a necessidade de empatia e respeito.
Somente neste ano, já foram registradas mais de 100 infrações em Cascavel por uso indevido das vagas destinadas a pessoas com deficiência. “O mais importante aqui não é pensar apenas na multa que será aplicada, mas na empatia. Essas vagas são maiores, próximas a rampas e acessos, planejadas para dar dignidade a quem tem mobilidade reduzida ou depende de cadeira de rodas ou muletas. Quando alguém ocupa indevidamente, tira o direito de quem realmente precisa”, destacou a coordenadora de Educação no Trânsito, Luciane de Moura.
A atividade, realizada pela Transitar por meio do projeto Mobilidade e Cidadania, contou com a parceria da Adefica, foi silenciosa, mas chamou a atenção de quem passava pela região central da cidade. A inversão de papéis, cadeiras de rodas ocupando o espaço de vagas comuns, trouxe reflexão imediata sobre a realidade enfrentada por pessoas com deficiência quando têm seus direitos desrespeitados.
Além do impacto visual, equipes da Transitar orientaram os motoristas sobre como solicitar a credencial que garante o uso legal da vaga. O documento pode ser feito de forma gratuita junto à Transitar, no portal da Senatran, na Carteira Digital de Trânsito e também no site do Detran.
A Semana Nacional do Trânsito segue até o dia 25 de setembro, com diferentes atividades voltadas à conscientização da comunidade.
Galeria de Imagens


