Como pauta do 10º Encontro de Lideranças para o Desenvolvimento Regional do Extremo Noroeste do Paraná, o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) voltou a defender nesta sexta-feira, 19, em Loanda, a construção da ponte entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul. “Esta ponte é fundamental e muito importante para a região. Será um novo corredor logístico, reduzirá o tempo de deslocamento entre os dois estados e para outras rotas”, disse.
A ponte sobre o Rio Paraná ligará o distrito de Porto São José, em São Pedro do Paraná (PR), a Taquarussu (MS). “O EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica) já está concluído e a próxima etapa será a definição do traçado, dos estudos de impacto ambiental, dos projetos de engenharia e a construção da ponte que deve incluir a restauração de 19,8 km da PR-577”, adiantou Romanelli no encontro que reuniu prefeitos, deputados, vereadores e lideranças do setor produtivo e da sociedade civil do noroeste.
A extensão da ponte, conforme anteprojeto, será de dois quilômetros faz parte de um projeto ainda mais amplo, que inclui a duplicação da BR-376, conhecida como a Rodovia do Agronegócio Brasileiro, pela grande quantidade de caminhões que transportam a safra sul-mato-grossense passando pelo Paraná a caminho do Porto de Paranaguá. A estimativa de custo dessa obra é de cerca de R$ 350 milhões. “O Paraná e o Mato Grosso do Sul são os estados que mais investem na agroindústria e precisam desse corredor logístico para transportar toda a produção regional”, observou o deputado.
Lideranças
Romanelli considerou o encontro em Loanda como um evento importante para debater os caminhos do desenvolvimento da região. “É com união, diálogo e planejamento que conseguimos construir soluções para os desafios locais e garantir mais oportunidades. Vou seguir trabalhando junto com todos vocês para fortalecer o extremo noroeste e assegurar que as demandas tenham espaço na Assembleia Legislativa”, disse o deputado, coordenador da Frente Parlamentar Municipalista.
O encontro da União das Entidades do Extremo Noroeste Paranaense – organizado em parceria com o Comafen (Consórcio Intermunicipal da Apa Federal do Noroeste do Paraná) e prefeitura de Loanda – debateu ainda uso da irrigação (gargalos e benefícios para região), as propostas da Região Três do Programa Paraná Produtivo, obras de infraestrutura (como a ponte) e a extensão das políticas estaduais e federais na região.
A Uenor é uma associação que promove as propostas de desenvolvimento regional e conta com representantes de entidades de classes. Fazem parte da associação as seguintes cidades: Diamante do Norte, Terra Rica, Guairaçá, Itaúna do Sul, Nova Londrina, Loanda, Marilena, Santa Mônica, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Planaltina do Paraná, Amaporã, Santa Isabel do Ivaí, São Pedro do Paraná, Porto Rico, Nova Olímpia e Cidade Gaúcha.