Como parte da programação da Semana Nacional de Trânsito 2025, a Transitar realizou, nesta terça-feira (23), atividade educativa com os alunos do 4º ano da Escola Municipal Adolival Pian, no bairro São Cristóvão. A proposta foi levar às crianças ensinamentos de respeito, regras de circulação e cuidados básicos para garantir a segurança no trânsito.
A coordenadora de Educação no Trânsito, Luciane de Moura, explica que o objetivo do trabalho é formar cidadãos conscientes desde cedo. “Nós começamos esse processo com as crianças para que, quando elas passarem a transitar sozinhas, já saibam como se comportar. É uma forma de multiplicar conhecimento, porque elas também levam o que aprendem para casa, orientando pais e familiares”.
Durante a tarde, os estudantes participaram de uma aula teórica, com explicações sobre o uso do cinto de segurança, respeito às vagas prioritárias e atenção na hora de atravessar a rua. Depois, foram para a prática, aplicando as lições em simulações do dia a dia.
A aluna Alice de Freitas Monteiro, do 4º ano D, disse que aprendeu a importância do respeito. “Nós devemos respeitar os deficientes, as vagas e ter noção de onde estamos, no caso, na rua. Eu vou levar para a vida que devo respeitar a todos e ter atenção no trânsito”.
Já Laura de Sousa Paz, da mesma turma, lembra uma lição muito importante. “Aprendi que devemos respeitar os mais velhos e usar sempre o cinto de segurança”, contou.
A experiência também marcou Denise Ferrari dos Santos, de 9 anos, “aprendi que todo mundo tem que ter cuidado com a rua e com o trânsito. Tem que usar o cinto de segurança e não pode andar tudo em cima do outro. Eu amei a experiência!”, relatou.
Segundo a coordenadora Luciane, o próximo passo será envolver os pais em uma próxima ação, para verificar de que forma as orientações estão sendo aplicadas no dia a dia das famílias. “As crianças aprendem rápido, mas os adultos precisam dar o exemplo. Nosso papel é orientar para que a segurança seja prioridade em todas as idades”, completou.
Além da conscientização imediata, alguns alunos também poderão ser escolhidos para integrar o projeto “Pequeno Educador de Trânsito”, que aproxima as crianças do trabalho dos agentes municipais.
A Semana Nacional de Trânsito segue até sexta-feira (26), com ações educativas em diferentes pontos da cidade.
Galeria de Imagens


