A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (24) a Operação Blindagem de Papel, com foco na desarticulação de uma organização criminosa com base na região de Toledo. O grupo é investigado por crimes como contrabando de cigarros, descaminho de vinhos, estelionatos contra seguradoras e lavagem de dinheiro.
Segundo a PF, as investigações apontaram movimentações financeiras milionárias incompatíveis com a renda declarada pelos investigados, além do uso de laranjas para ocultar bens e tentar blindar o patrimônio ilícito. Entre os bens utilizados no esquema estavam imóveis e veículos registrados em nome de terceiros.
Nesta fase da operação, a Justiça Federal expediu cinco mandados de busca e apreensão, além de determinar o bloqueio de valores, o sequestro de imóveis e a indisponibilidade de veículos.
O nome da operação faz alusão à tentativa de ocultar patrimônio ilegal em registros formais, prática que, segundo a Polícia Federal, além de ineficaz, pode agravar a responsabilização criminal dos envolvidos.