Uma micro-explosão atingiu na madrugada de quinta-feira(22), o município de São Miguel do Oeste, no oeste de Santa Catarina. Pelas imagens de radar foi possível observar a célula em segmento de arco, avançando pela localidade, causando uma severa micro-explosão.
Mais de 150 casas afetadas
Pelo menos 150 residências foram danificadas por quedas de árvores e galhos, destelhamentos e alagamentos. Três famílias estão desalojadas — duas devido a alagamentos e uma por causa do colapso da estrutura da casa —, todas abrigadas provisoriamente em casas de familiares.
As ocorrências foram registradas principalmente na área urbana, mas também há prejuízos em comunidades do interior, onde os levantamentos seguem em andamento.
A microexplosão quebrou eucaliptos como palitos e assustou os moradores.Um fenômeno impressionante e raro foi registrado em São Miguel do Oeste, no Oeste catarinense. Segundo confirmou o meteorologista Piter Scheuer (@meteorologista_piter_scheuer) em entrevista à @whcomunicacoes, o que atingiu a cidade na madrugada desta quinta-feira (22) foi uma microexplosão — um fenômeno climático capaz de provocar ventos extremamente fortes em áreas concentradas.
Na linha Santa Catarina, a força do vento foi tão intensa que quebrou dezenas de eucaliptos como se fossem palitos. Árvores de grande espessura, robustas, simplesmente partiram ao meio — não foram arrancadas, mas quebradas com a violência do fenômeno.
A reportagem esteve no local e levantou imagens com drone que mostram a dimensão do estrago: uma plantação devastada, com troncos partidos próximos uns dos outros.Além disso, casas próximas sofreram pequenos danos. A força do vento também arrancou fios de alta tensão, que acabaram caindo dentro de açudes na região.
Foto:Reprodução @whcomunicacoes
As estradas ficaram completamente bloqueadas por galhos e árvores, exigindo a atuação do Corpo de Bombeiros para desobstrução e liberação das vias. Moradores seguem sem energia elétrica em razão dos danos causados pela microexplosão. Ainda próximo ao local, um galpão foi completamente arrancado pela f
Força do vento.
O cenário se repetiu em outras áreas do interior de São Miguel do Oeste, onde diversas árvores também foram quebradas ou arrancadas com raiz e tudo. A confirmação do fenômeno reforça o alerta para os riscos e a intensidade dos eventos climáticos extremos, cada vez mais frequentes na região.
Fonte: São Joaoquim Online