O Dia das Crianças promete movimentar o comércio paranaense em outubro, confirmando a influência do público infantil no varejo. Levantamento realizado pela Fecomércio PR, em parceria com o Sebrae/PR, revela que 48,1% dos consumidores do estado pretendem comprar presentes para celebrar o próximo dia 12 de outubro. Na região Leste, que abrange os municípios da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral, a intenção de compra supera a média estadual e chega a 50,7%.
O tíquete médio projetado para este ano é de R$ 188,38 no Paraná, enquanto na região Leste é menor, de R$ 174,66.
Brinquedos lideram a lista de escolhas, com 59,5%, evidenciando que as preferências infantis ditam as compras para a data. Na sequência estão roupas e calçados (32,9%) e jogos educativos (30,4%). Os livros também aparecem na preferência de 12,7% dos consumidores, enquanto eletrônicos como videogames, tablets e celulares têm apenas 5,1% das menções.
Para o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, os dados reforçam a relevância estratégica da data para o comércio. “A pesquisa demonstra o protagonismo das crianças na escolha dos presentes no Paraná neste ano, mas também a participação dos pais na definição, através de recordações mais utilitárias e educativas. Em termos de volume de vendas, o Dia das Crianças é a terceira data comemorativa mais importante para o varejo nacional e a expectativa é que mais uma vez esta celebração contribua para o crescimento do comércio paranaense”, avalia.
Segundo a coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, a pesquisa indica que as famílias estão engajadas em buscar presentes para crianças. “Esse é um momento estratégico para o varejo se preparar com ações direcionadas, como promoções, seleção de produtos para diferentes idades e experiências de compra mais personalizadas. Também é importante reforçar a presença digital, com canais como e-commerce, redes sociais e marketplaces. Além disso, vale investir em uma comunicação que dialogue com pais, mães e responsáveis, destacando os diferenciais da loja e a importância de proporcionar momentos especiais às crianças”, afirma.
Dados regionais
A região Noroeste apresenta a maior intenção de compra, com 53,6% dos consumidores dispostos a presentear, seguida pela Leste (50,7%), Sul (49,3%) e Oeste (49%). As regiões que presentam intenções de compra abaixo da média estadual são Curitiba (46%), Centro (44,7%) e Norte (43,3%).
Formas de pagamento
A maioria dos consumidores (55,2%) deve recorrer ao pagamento parcelado. O cartão de crédito parcelado lidera as intenções (40,8%), seguido pelo cartão de crédito no vencimento (22,4%). Entre os pagamentos à vista (44,8%), o Pix e o cartão de débito são a principal opção (21,1% cada), seguido pelo dinheiro em espécie (9,2%).
Data e local da compra
A maior parte dos entrevistados (62,3%) planeja comprar os presentes na semana que antecede a data. Outros 18,2% pretendem se organizar com até 15 dias de antecedência, enquanto 15,6% já realizaram suas compras. Há também quem deixe para última hora: 3,9% afirmaram que farão as aquisições no próprio 12 de outubro.
Na região Leste, a internet lidera as intenções de compra, com 47,4% das respostas, seguida pelo comércio de rua, 37,2%, somando lojas do centro da cidade (23,1%) e de bairro (14,1%). Já os shoppings devem receber 28,2% do movimento.
A sondagem detectou que 70,5% dos consumidores realizarão pesquisa de preços antes da compra, sendo que a maior parte (85,5%) fará a comparação de valores pela internet.
Quem presenteia e quem escolhe
Cada consumidor deve comprar presentes para duas a três crianças em média. Os pais são os principais responsáveis por presentear (58,2%), seguidos por outros familiares (49,4%) e por padrinhos e madrinhas (25,3%).
Embora a escolha final do presente recaia, na maioria das vezes, sobre quem compra (55,7%), a pesquisa mostra que a preferência das crianças é fator determinante em 21,5% dos casos. Outros critérios relevantes na decisão de compra são preço baixo (16,5%), qualidade do produto e custo-benefício (15,2%) e atendimento do vendedor (13,9%).
Dados Paraná
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