Na tarde desta terça-feira (30), o Auditório Ecos da Liberdade, em Marechal Cândido Rondon, foi palco da formatura de mais uma turma do projeto “Justiça e Cidadania Também se Aprende na Escola”. A iniciativa aproxima estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental das redes pública e privada do Poder Judiciário, transmitindo noções de justiça, cidadania e responsabilidade social.
Projeto envolveu seis municípios
Em 2025, o programa atendeu 30 escolas, envolvendo 62 turmas e quase 1.200 alunos da comarca de Marechal Rondon, que inclui também os municípios de Entre Rios do Oeste, Mercedes, Nova Santa Rosa, Pato Bragado e Quatro Pontes. As atividades começaram em agosto e foram desenvolvidas em parceria entre a Vara de Família e Anexos, representada pelo juiz Renato Cigerza, e as secretarias municipais de Educação.
Solenidade com premiação de redações
O encerramento contou com a apresentação das melhores redações produzidas pelos alunos, premiando criatividade e dedicação. Autoridades locais e regionais prestigiaram a cerimônia, entre elas o prefeito Adriano Backes, o juiz Renato Cigerza, representantes dos municípios vizinhos, além de educadores, familiares e lideranças da comunidade. O projeto vem se consolidando como ferramenta essencial de formação cidadã, oferecendo experiências práticas sobre direitos, deveres e o funcionamento da justiça.