Na manhã de terça-feira (30), integrantes da comissão permanente de apoio às ações de elaboração e acompanhamento da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2026 se reuniram com o prefeito Jair Bokorni, o vice-prefeito Robson Lermen, o contador do município e o setor de controle interno. A partir de outubro, a equipe dará início ao processo de planejamento e elaboração do documento.
O que é a LOA
A Lei Orçamentária Anual é elaborada pelo Poder Executivo com base no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O texto detalha as receitas e despesas do governo para um ano, considerando a execução orçamentária anterior, a previsão de arrecadação, a identificação das despesas e, por fim, o encaminhamento para apreciação e aprovação do Legislativo.
Próximos passos
Durante a reunião, foi definida a revisão e alocação das previsões do Plano de Compras Anuais (PCA), ajustando-as às ações governamentais. Também ficou marcada a primeira audiência pública de apresentação do projeto para o dia 14 de outubro.
O prefeito Jair Bokorni destacou a importância da elaboração responsável da LOA: “É fundamental planejar com responsabilidade e eficiência, garantindo a aplicação transparente e legal dos recursos públicos em áreas essenciais da administração”.