O programa Arte & Cultura, da TV Assembleia, recebe na edição desta sexta-feira (3) a atriz Patricia Saravy, que protagoniza e também assina o roteiro do filme “Nó”. O longa-metragem, que se passa em Curitiba e é dirigido pela cineasta Laís Melo, foi eleito em agosto o melhor filme da última edição do Festival de Gramado pelo júri oficial e pelo júri da crítica internacional.
Na obra, Patrícia Saravy vive Glória. Após enfrentar um divórcio turbulento, a personagem se muda para o Centro de Curitiba com as três filhas. Enquanto tenta fazer da nova casa um lar, segundo a sinopse oficial, ela disputa uma vaga de supervisora na fábrica em que trabalha, na periferia da Capital. A atuação de Saravy foi descrita como “potente” pela Folha de São Paulo, tônica que acompanhou as demais críticas após a exibição no Festival de Gramado.
Durante a conversa com a jornalista Giselle Camargo, Saravy relembra a sua trajetória profissional. Nascida em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a atriz inicialmente ingressou no curso de Direito. Na mesma época, participava de um grupo de Teatro no Movimento dos Sem Terra (MST). Curitiba se tornou um horizonte quando soube da Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Ao desembarcar na capital paranaense, detalha a efervescência de escolas de cinema e teatro na cidade no início dos anos 2000.
Após anos de experiência em companhias de teatro, Saravy passou temporadas morando no Rio de Janeiro e em Paraty. No retorno para Curitiba, conheceu Laís Melo no set de “Nós por Nós”, quando nasceu a parceria entre as artistas. A construção do roteiro, realizado em conjunto entre as duas, é outro tema do bate-papo. O trabalho levou cinco anos. “A gente troca os nossos saberes quando a gente compõe esse roteiro”. A diretora foi entrevistada na última edição do Arte & Cultura.
A bagagem de experiência conquistada no Direito a acompanha nos filmes, afirma Saravy. “Sempre me perguntei porque me achegava perto do direito. As minhas personagens foram me revelando os lugares que este corpo poderia rechear, quais eram os roteiros, as narrativas que o corpo dessa mulher nesse momento poderia articular dentro do cinema nacional”, reflete a atriz que encena Glória. Mãe de duas filhas, Saravy conta também como a maternidade pessoal enriqueceu a obra.
A atriz relembra ainda a experiência do filme em Gramado, onde a obra conquistou três kikitos – Melhor Direção, para Laís Melo; Melhor Fotografia, para Renata Corrêa; e Prêmio de Júri da Crítica. “O nosso filme Nó leva uma fábrica de pipoca, leva um centro de Curitiba, uma periferia de Curitiba. Dentro, há todos os Brasis”, conta. “A gente assiste aquela imensidão de tela – não tem como a nossa subjetividade não entrar num rio, num mar, não ouvir o estouro da pipoca”.
Onde assistir
Em agosto de 2025, o programa passou a ser exibido às sexta-feiras, às 13h, na TV Assembleia, no Canal 10.2. A entrevista com Cristina Pagnoncelli também pode ser conferida no canal do Youtube TV Assembleia do Paraná, a partir do mesmo horário.
Gravado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, o Arte & Cultura traz artistas, músicos, cineastas e comunicadores paranaenses e brasileiros para debater a produção cultural e histórica do Paraná e do Brasil.
A cada semana, atração recebe grupos folclóricos, coreógrafos, maestros, diretores de museus, artistas plásticos, diretores e produtores de teatro, escritores e poetas para um papo descontraído sobre o mundo das artes.