Numa solenidade na tarde desta sexta-feira (03), foram entregues Votos de Louvor e Congratulações ao dr. Luciano Machado de Souza, promotor de Justiça, e a Euclides Pizzi, presidente do Abrigo São Vicente de Paulo. As homenagens foram propostas, respectivamente, pelos vereadores Hudson Moreschi (Podemos) e Antonio Marcos (PSD).
Quase 30 anos de Ministério Público
O primeiro homenageado, dr. Luciano Machado de Souza, é natural de Barracão (PR) e promotor de Justiça desde 1997. Desses quase 30 anos, 15 foram em Cascavel, onde ele atuou nas áreas da criança e da adolescência, educação e nos direitos das pessoas com deficiência.
Como destaca o proponente Hudson Moreschi, o promotor foi “peça fundamental” no fortalecimento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e no apoio ao Conselho Tutelar. “Sua atuação no sistema de acolhimento de Cascavel tornou-se referência nacional, sendo convidado a compartilhar sua experiência em diversos estados do Brasil”, lembrou o vereador.
Além disso, o dr. Luciano foi um defensor da inclusão no sistema de ensino, combatendo a exclusão, incentivando a permanência das crianças e adolescentes, e também apoiando projetos que valorizassem a diversidade. Ele incentivou a participação democrática por meio dos Conselhos Escolares e do Conselho Municipal de Educação.
Por fim, o promotor apoiou a criação e o fortalecimento do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Pressionou por políticas que garantissem infraestrutura adequada para acessibilidade em espaços públicos e escolas. Dr. Luciano Machado de Souza também tem atuado no magistério, lecionando na Escola da Magistratura, Escola do Ministério Público e na Univel.
Respeito aos idosos
Com 25 anos dedicados aos idosos no Abrigo São Vicente de Paulo, Euclides Pizzi é hoje o presidente da instituição. Esse trabalho totalmente voluntário realizado desde o ano de 2000 é marcado pela dedicação e pelo zelo com cada detalhe no cuidado com as pessoas ali atendidas.
“O senhor Euclides Pizzi acolhe escuta, estende a mão e faz da sua missão um verdadeiro ato de amor”, afirma o vereador Antonio Marcos ao justificar a homenagem. Ele destaca que o homenageado ainda se envolve na organização e participação em festas comunitárias, montando barracas, preparando alimentos ou acolhendo os participantes.
O Abrigo São Vicente de Paulo é uma Instituição de Longa Permanência (ILP) que trabalha em parceria com a Secretaria de Assistência Social e disponibiliza 40 vagas para acolhimento de idosos com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, quase sempre vítimas de negligência, abandono, abusos e violência, alguns até resgatados da situação de rua.
A instituição presidida por Euclides Pizzi oferece alimentação, higiene, cuidados para a manutenção ou recuperação da saúde, atividades de recreação e lazer. “Seu esforço constante é para que o abrigo não seja apenas um lugar de moradia, mas um espaço de afeto, respeito e dignidade. Seu olhar atento, sua presença constante e sua disposição em servir fazem toda a diferença na vida de cada residente e de todos que convivem com ele”, concluiu o vereador Antonio Marcos.