Membros da Junior Chamber International (JCI) de Marechal Cândido Rondon ocuparam, na sessão de ontem (06), o espaço da Tribuna Popular do Poder Legislativo Municipal. Fizeram uso da palavra a presidente, Lucimara Teresinha Unfried; o tesoureiro, Uelton Janke; o presidente Juvenil, Matheus Strenske; e Ellen Cristina Teixeira Libero da Silva, presidente do Senado. Eles detalharam o trabalho da entidade na formação de jovens líderes e o impacto de seus projetos na comunidade. O senador Carli Freitag também integrou a comitiva da JCI local.
Missão
A presidente Lucimara iniciou a fala destacando o histórico da JCI, uma organização de abrangência mundial que celebra 70 anos no Brasil e 48 anos de atuação em Marechal Cândido Rondon.
Ela explicou que o objetivo da entidade, que conta com membros com idade entre 18 e 40 anos, é a formação de lideranças alinhada à missão de proporcionar oportunidades de desenvolvimento que preparem os jovens a criar mudanças positivas.
Para tanto, a JCI organiza suas atividades em quatro áreas de oportunidade: “Impacto Comunitário”, “Desenvolvimento Individual”, “Negócios e Empreendedorismo” e “Cooperação Internacional”.
Lucimara enfatizou que, recentemente, a entidade lançou um novo projeto, chamado de “Expandindo o Conhecimento”, que, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, oferecerá capacitação em liderança para presidentes e tesoureiras dos clubes de mães do município.
Já projeto “Oratória nas Escolas” recebeu reconhecimento internacional, sendo premiado na Conferência da América como Melhor Projeto Comunitário e de Melhor Impacto Local. O sucesso da ação se estende ao nível regional, onde os alunos de Marechal Cândido Rondon se sagraram campeões e se preparam agora para a etapa nacional.
Além disso, a JCI é responsável por movimentar a economia e o setor cultural com o “Festival Rock und Bier”, que em sua quinta edição atraiu milhares de pessoas e envolveu mais de 40 empresas locais e regionais, conforme detalhado pela presidente.
Destaque internacional
Dando sequência à apresentação, o tesoureiro Uelton Janke detalhou a importância dos concursos internos de debate e oratória, que projetam talentos para competições em níveis nacional e mundial. Ele ressaltou o feito histórico da rondonense Bruna Tierling, que se consagrou campeã mundial de Oratória da JCI, sendo uma das duas únicas brasileiras a alcançar tal distinção.
Uelton também mencionou a capacidade da organização local de realizar grandes eventos, como a Convenção Nacional de 2022, que reuniu mais de 500 participantes, e antecipou o planejamento para sediar um Encontro Regional em 2026.
JCI Juvenil e Senado
Em sua manifestação na tribuna, Matheus Strenske, presidente da JCI Juvenil, explicou aps vereadores e à comunidade que a divisão atende jovens de 12 a 18 anos, focando na formação de líderes com responsabilidade social através de projetos como o “Natal Sem Fome” e o “Papai Noel”.
Já a senadora Helen Teixeira, presidente do Senado da JCI Marechal, esclareceu que o õrgão é composto por membros com mais de 40 anos (sêniores) ou aqueles que receberam o título vitalício de senador por seus serviços. O objetivo é atuar como pilar de apoio à JCI local e de mentoria para a JCI Juvenil.
Tendo por lema “Servir a humanidade é a melhor obra de uma vida”, os representantes da JCI reiteraram o compromisso voluntário da organização em continuar formando líderes éticos e engajados para o desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon, que se prepara para celebrar 50 anos em 2027.