Uma grande ação integrada de fiscalização de trânsito foi realizada na noite de sábado (11) e madrugada deste domingo (12) em Cascavel. A Operação Lei Seca, coordenada pelo Pelotão de Trânsito da Polícia Militar do Paraná, contou com apoio da Guarda Municipal de Cascavel e da Transitar, com foco no combate à embriaguez ao volante e demais infrações de trânsito.
A blitz foi montada em pontos estratégicos da região Norte e no centro, com o objetivo de aumentar a segurança viária e reduzir acidentes causados pela combinação de álcool e direção.
Durante a ação, uma motocicleta de alta cilindrada — BMW S1000 — desobedeceu ordem de parada na Avenida Brasil com Rua Pio XII, iniciando uma fuga em alta velocidade. O veículo só foi abordado na BR-277, próximo ao viaduto Carelli. O condutor, que levava uma passageira na garupa, apresentava sinais de embriaguez e recusou o teste do bafômetro, sendo autuado com base no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) por dirigir sob influência de álcool.
A motocicleta estava com escapamento alterado e placa levantada, além de o condutor responder também por trafegar em velocidade incompatível com a segurança da via, colocando em risco terceiros (art. 311 do CTB).
Balanço da operação
- 124 autos de infração confeccionados
- 96 pessoas abordadas
- 72 veículos abordados
- 02 motocicletas recolhidas
- 04 automóveis recolhidos
- ✉ 06 condutores inabilitados
- 08 veículos com licenciamento atrasado
- Foram 72 testes etilométricos realizados:
- 10 motoristas autuados por exame de etilômetro (art. 165 do CTB)
- 11 motoristas autuados por recusa sem sinais de embriaguez (art. 165-A do CTB)
Ao todo, 21 condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool, sendo quatro presos por exame de etilômetro com valor igual ou superior a 0,34 mg/l e um por termo de constatação de sinais de alteração da capacidade psicomotora.