.

Governador recebe comitiva de prefeitos de Santa Catarina interessada no BUD

Governador Carlos Massa Ratinho Junior falou do processo de instalação do Bonde Urbano Digital a um grupo de prefeitos catarinenses, que acompanha nesta terça-feira (14)
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

Governador recebe comitiva de prefeitos de Santa Catarina interessada no BUD

Governador Carlos Massa Ratinho Junior falou do processo de instalação do Bonde Urbano Digital a um grupo de prefeitos catarinenses, que acompanha nesta terça-feira (14) o andamento da montagem do sistema que é o primeiro da América do Sul e vai ligar Pinhais a Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.
Governador recebe comitiva de prefeitos de Santa Catarina interessada no BUD

O pioneirismo do Paraná na implantação do primeiro Bonde Urbano Digital (BUD) da América do Sul despertou o interesse de autoridades de outros estados. Uma comitiva formada por prefeitos de Santa Catarina e representantes do governo de Mato Grosso visitou o Estado nesta terça-feira (14) para conhecer o projeto e acompanhar o andamento da montagem do sistema, que vai operar no transporte coletivo entre Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

Os visitantes foram recebidos no Palácio Iguaçu pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, pelo secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, e pelo diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), Gilson Santos. Após o encontro, o grupo seguiu para o Parc Autódromo de Pinhais, onde o BUD está em processo de montagem.

“Nós estamos felizes em trazer essa inovação para o transporte público para a América do Sul. Estamos em processo de montagem do veículo e isso tem despertado a curiosidade de diversos estados e cidades. Isso nos deixa animados principalmente por ser uma possibilidade de levar mais comodidade e qualidade de vida para os trabalhadores e para as pessoas que utilizam o sistema de transporte público todos os dias”, disse o governador.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Participaram da visita os prefeitos Tiago Maciel Baltt (Balneário Piçarras), Leonel Pavan (Camboriú), Libardoni Lauro Claudino Fronza (Navegantes), e Joel Orlando Lucinda (Porto Belo), o vice-prefeito de Balneário Camboriú, Nilson Probst, o secretário de Urbanismo de Itajaí, Jace Juay, além dos executivos da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri), Jaylon Jander Cordeiro e Daniel Cecilio Neves. Também acompanharam o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Olavo Pivetta, acompanhado dos secretários Rogério Luiz Gallo (Fazenda) e Marcelo Oliveira (Infraestrutura).

Apresentado em setembro pelo Governo do Paraná, o Bonde Urbano Digital é fruto de um investimento da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep). O sistema utiliza tecnologia chinesa de transporte coletivo sem trilhos, desenvolvida pela empresa CRRC Nanjing Puzhen, e combina inovação, sofisticação, sustentabilidade e baixo custo operacional.

Diferentemente dos VLTs, movidos sobre trilhos, ou dos ônibus elétricos convencionais, o BUD opera sobre o asfalto com pneus de borracha e é guiado por um sistema de “trilhos virtuais”, com marcações digitais e sensores de alta precisão que definem o caminho a ser seguido. Essa tecnologia emprega recursos como detecção ferroviária, controle coordenado de eixo e rastreamento automático, garantindo segurança e precisão mesmo sob chuva, vibrações ou desgaste da pista.

O veículo possui 30 metros de comprimento, três eixos, capacidade para 280 passageiros, ar-condicionado, operação bidirecional e pode alcançar 70 km/h. A linha inicial do BUD terá cerca de 13 quilômetros, ligando os terminais de Pinhais e Piraquara, em um trajeto atualmente utilizado por cerca de 10 mil pessoas por dia.

Segundo o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, as últimas peças para a montagem do BUD paranaense chegaram. “Com isso, acreditamos que nas próximas semanas a gente já inicie os testes antes de começar a operação com o público. Foi algo que gerou muito interesse, então também estamos atendendo delegações de diversas partes do Brasil que querem conhecer a tecnologia”, detalha.

O prefeito de Piçarras e presidente da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí, Tiago Maciel Baltt, explicou que a região está buscando financiamento junto ao Banco Mundial para investimentos em transporte público. “O Paraná está de parabéns e quando se fala em transporte público, o Estado é exemplo para o mundo. Então viemos conhecer e aprender. A nossa região tem cerca de 800 mil habitantes e estudamos possibilidades de melhorar a ligação entre as cidades. Esse projeto é uma possibilidade que poderia ser vantajosa”, analisa.

MONTAGEM E OPERAÇÃO – O veículo está sendo montado no Parc Autódromo de Pinhais, onde passará por testes antes de iniciar a operação. Paralelamente, avançam as obras da garagem e base de manutenção do sistema, que funcionará no Terminal São Roque, em Piraquara. O espaço abrigará também o Centro de Controle Operacional (CCO), responsável por acompanhar o deslocamento do veículo em tempo real, por meio de câmeras e sensores instalados ao longo do percurso.

A previsão é de que o Bonde Urbano Digital comece a operar em novembro, oferecendo à Região Metropolitana de Curitiba uma alternativa moderna e sustentável de mobilidade urbana.

INTERESSE – Logo após o anúncio, o modelo paranaense de transporte coletivo despertou interesse nacional e internacional. Estados e capitais como Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Cuiabá (MT) já procuraram o Governo do Paraná para conhecer detalhes do sistema. No exterior, Buenos Aires e Córdoba, na Argentina, além de representantes da Costa Rica, Colômbia e Chile, também demonstraram interesse em adotar o modelo.

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 296
Última edição

Edição de 17/10/2025

Publicada em 17/10/2025

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.