.

IAT resgata seis aves silvestres de criadouro irregular em Umuarama

Entre as aves estavam dois pintassilgos, dois tico-ticos, um trinca-ferro e um coleira papa-capim. Os animais agora passarão por uma avaliação veterinária, que irá averiguar
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

IAT resgata seis aves silvestres de criadouro irregular em Umuarama

Entre as aves estavam dois pintassilgos, dois tico-ticos, um trinca-ferro e um coleira papa-capim. Os animais agora passarão por uma avaliação veterinária, que irá averiguar se estão em condições para retornar à natureza ou se devem ser encaminhadas para um criadouro legalizado.
IAT resgata seis aves silvestres de criadouro irregular em Umuarama

Técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) resgataram nesta quinta-feira (16) seis aves silvestres que eram mantidas em cativeiro irregular em uma residência na área rural de Umuarama, no Noroeste do Paraná. A ação ocorreu durante uma fiscalização de rotina do órgão ambiental – na ação foi constatado que as aves não possuíam anilhas, espécie de anel de marcação individual. A equipe apreendeu os pássaros e as gaiolas existentes no local, e o responsável foi autuado em R$ 3 mil.

Entre as aves apreendidas, estavam dois pintassilgos (Spinus magellanicus), dois tico-ticos (Zonotrichia capensis), um trinca-ferro (Saltator similis) e um coleira papa-capim (Dolospingus fringilloides).

Os animais agora passarão por uma avaliação veterinária, que irá averiguar se estão em condições para retornar à natureza ou se devem ser encaminhadas para um criadouro legalizado.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

DENUNCIE Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra.

Se preferir, outra opção é ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 297
Última edição

Edição de 24/10/2025

Publicada em 24/10/2025

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.