.

EMPREENDEDORISMO | Abertura da Semana da Inovação reforça o protagonismo de Cascavel no ecossistema tecnológico

Evento marca a união entre poder público, universidades e setor produtivo em torno do Pacto pela Inovação, ferramenta de desenvolvimento econômico e social
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

EMPREENDEDORISMO | Abertura da Semana da Inovação reforça o protagonismo de Cascavel no ecossistema tecnológico

Evento marca a união entre poder público, universidades e setor produtivo em torno do Pacto pela Inovação, ferramenta de desenvolvimento econômico e social
EMPREENDEDORISMO | Abertura da Semana da Inovação reforça o protagonismo de Cascavel no ecossistema tecnológico

A Prefeitura de Cascavel, por meio da Fundetec,  deu início, na noite desta segunda-feira (20), à Semana da Inovação,  um movimento que reúne poder público, universidades e setor produtivo em torno do Pacto pela Inovação. A solenidade, realizada no Teatro Municipal Sefrin Filho, marcou o início de uma série de atividades voltadas ao fortalecimento do ecossistema inovador do município.

O prefeito de Cascavel, Renato Silva, destacou que a inovação é um eixo estratégico para o desenvolvimento econômico e social da cidade. “Temos o privilégio de viver em um município inovador. Nosso papel é motivar a juventude e incentivar novas ideias que melhorem a qualidade de vida, a renda e o dia a dia das pessoas”.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC), Márcio Luiz Blázios, destacou a importância do evento para o desenvolvimento do setor produtivo. “A ACIC também tem o seu lado com o ACIC Lab, sempre buscando melhorias no ambiente empresarial através da inovação. Eventos como este fortalecem o movimento e ajudam a impulsionar novas ideias”, afirmou.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

O ex-presidente da ACIC, Ciro Canabarro, um dos idealizadores do pacto, explicou que a iniciativa surgiu após uma missão internacional em Israel, onde foi possível observar de perto um ecossistema de inovação consolidado. “A gente começou a discutir formas de aplicar aqui na região o que vimos lá. Criamos uma lei municipal que envolve diversos atores, cada um contribuindo dentro de suas possibilidades. O pacto tem justamente esse papel: unir esforços e dar visibilidade às ações inovadoras que já acontecem em Cascavel”.

Para o presidente do Conselho Municipal de Inovação, Edson Carlos, o objetivo central da Semana da Inovação é mostrar que inovar é um processo acessível a todos. “Inovação não é modismo, nem restrita a um segmento. É para estudantes, indústrias, comércio e serviços. Queremos que todos entendam o potencial transformador da inovação nos negócios e na sociedade”.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Henrique Menezes, reforçou que o pacto representa um compromisso coletivo com o futuro da cidade. “Cascavel tem vocação empreendedora. Essa semana é uma oportunidade para que o varejo tradicional se insira no digital e para que o município siga se destacando regional e nacionalmente no desenvolvimento de novas tecnologias”, disse.

Representando o setor acadêmico, a professora Maria da Piedade Araújo, diretora da Agência de Inovação da Unioeste (Unioeste Inova), destacou o papel das universidades no fortalecimento do ecossistema. “Não existe inovação sem um ecossistema que funcione. A parceria entre instituições como o Iguaçu Valley, o Conselho Municipal e a Unioeste comprova a força da inovação em Cascavel”, enfatizou.

Com uma programação que inclui oficinas, palestras e ações distribuídas por toda a cidade, a Semana da Inovação reforça o protagonismo de Cascavel como um dos polos de tecnologia e empreendedorismo mais promissores do Paraná.

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 297
Última edição

Edição de 24/10/2025

Publicada em 24/10/2025

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.