.

Deputado Tercilio Turini (MDB) destaca pioneiros do plantio direto de Rolândia e a importância da técnica para a sustentabilidade

Parlamentar é autor da lei que homenageia o município com o “Cidade-Berço do Plantio Direto no Brasil”.
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

Deputado Tercilio Turini (MDB) destaca pioneiros do plantio direto de Rolândia e a importância da técnica para a sustentabilidade

Parlamentar é autor da lei que homenageia o município com o “Cidade-Berço do Plantio Direto no Brasil”.
Deputado Tercilio Turini (MDB) destaca pioneiros do plantio direto de Rolândia e a importância da técnica para a sustentabilidade

O deputado estadual Tercilio Turini (MDB) destacou nesta quinta-feira (23), data em que se celebra o Dia Nacional do Plantio Direto, o papel de Rolândia e de seus pioneiros no desenvolvimento dessa técnica agrícola que transformou a produção rural e se tornou referência mundial. Autor da lei que reconhece o município como “Cidade-Berço do Plantio Direto no Brasil”, Turini ressaltou a importância do legado do produtor Herbert Bartz, responsável por introduzir e difundir o método no país.

“O plantio direto revolucionou a agricultura e contribui com a preservação do solo e do meio ambiente. Essa prática valoriza a sustentabilidade e garante o futuro do planeta”, afirmou o parlamentar.

Segundo Tercilio Turini, a técnica — que consiste em semear o solo sem revolver a palhada da lavoura anterior — rapidamente se difundiu entre os produtores rurais, tornando-se uma prática sustentável que reduz custos, aumenta a rentabilidade e protege os recursos naturais. O deputado lembrou que o sucesso do sistema levou à criação da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (FEBRAPDP), dedicada à promoção e ao aprimoramento da tecnologia agrícola.

“Para ficar registrado como o local onde o pioneiro Herbert Bartz iniciou essa inovação, nada mais justo do que homenagear Rolândia com o título de Cidade-Berço do Plantio Direto no Brasil”, reforçou Turini.

O município também reconhece a relevância de Bartz com a instalação de uma estátua em sua homenagem, simbolizando o agradecimento da comunidade ao produtor que marcou a história da agricultura. A data de 23 de outubro remete à primeira experiência com plantio direto na América Latina, realizada em 1972, em Rolândia.

“Parabéns aos familiares e amigos do senhor Bartz, às lideranças da agricultura e a todos os envolvidos na difusão do plantio direto, que contribuiu de forma decisiva para a evolução do agronegócio”, declarou o deputado estadual Tercilio Turini.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 297
Última edição

Edição de 24/10/2025

Publicada em 24/10/2025

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.