Sistema digital da prefeitura de Cascavel para agilizar atendimentos contratado há 8 anos ainda não funciona

Autoatendimentos deveriam estar completamente operantes ainda em 2017, mas até hoje projeto milionário patina para sair do papel

Sistema digital da prefeitura de Cascavel para agilizar atendimentos contratado há 8 anos ainda não funciona

Autoatendimentos deveriam estar completamente operantes ainda em 2017, mas até hoje projeto milionário patina para sair do papel
Entre serviços previstos em sistema está o calendário e relatório de vacinas e consultasFoto:Secom
Entre serviços previstos em sistema está o calendário e relatório de vacinas e consultasFoto:Secom

Em tempos de filas imensas nas unidades de saúde para atendimentos a casos suspeitos de dengue e outras patologias, um sistema poderia facilitar a vida dos cascavelenses para agendamentos de consultas nas Unidades Básicas de Consulta (UBSs), mas está longe da operacionalização completa, mesmo 8 anos após a contratação milionária do programa.

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Um sistema digital contratado no fim de 2015 pela Prefeitura de Cascavel e que deveria permitir que consultas médicas e outros serviços à saúde, inclusive o teleatendimento, fossem realizados com apenas alguns cliques e sem sair de casa, na prática não tem funcionado.

Pelo contrato original a previsão era de que o sistema estaria integralmente implantado dois anos depois, em 2017. Quem precisa dos atendimentos e da agilidade que o serviço entrega, ainda espera por isso.Desde que o primeiro contrato foi assinado já houve termos de renovação e novas contratações milionárias via pregão do sistema com a promessa que o serviço estará integralmente em operação. Na saúde, aoperacionalização está longe de ser uma realidade.

No contrato de 2015 já estavam previstos serviços à saúde pública como “agendamento de consultas não reguladas, nas especialidades e horários dos profissionais definidos e liberados pela Secretaria de Saúde;parametrização sobre os agendamentos, podendo definir se ele ocorreria de forma direta ou via confirmação por um operador da unidade de saúde; parametrização para dias ou horas de antecedência para o agendamento de uma consulta; forma de aviso da confirmação do agendamento por e-mail, SMS ou pelo próprio aplicativo móvel”.

Novo contrato prevê R$ 1,2 mi para sistema à saúde

Em novo contrato firmado em fevereiro deste ano, após a realização do pregão em 2023, estão previstos cerca de R$ 1,2 milhão para operacionalização do sistema à saúde onde estão previstos: serviço deimplantação e treinamento de software de gestão da saúde (R$ 26.833,00), suporte para mil horas técnicas para software de gestão da saúde (R$ 144 mil), customização de software de gestão da saúde por milhoras (R$ 202 mil) e serviço de licenciamento de uso mensal de software e provimento de datacenter para gestão da saúde por 12 meses no valor total de R$ 819 mil.

No contrato inicial que passou a vigorar há 8 anos já estavam previstos serviços como Portal de Autoatendimento e o APP para o autoatendimento. Os itens estão especificados no contrato firmado emdezembro de 2015.

No termo de referência do pregão de 2024, no entanto, consta que a Prefeitura de Cascavel utilizará integralmente todos os módulos de programas e que está previsto disponibilizar gratuitamente o aplicativopelas lojas, integrar o aplicativo ao sistema de gestão e solicitar acesso aos serviços pelo aplicativo podendo permitir, além de agendamento, o cancelamento de consultas agendadas, uma lista de consultas em todas as especialidades médicas, transferir dias de consultas, histórico de consultas efetuadas, bem como histórico de vacinas, retirada de medicamentos e a lista de medicamentos disponíveis na farmácia do município e a relação de exames realizados pelo paciente e seus dependentes.

Prefeitura diz que parte do sistema não está funcionado porque depende do MS

A Prefeitura de Cascavel afirmou que o “sistema IPM possui em seu portal e aplicativo a possibilidade de utilização de vários serviços digitais”, também em outros setores da administração pública, “inclusive de agendamento de consulta”. “Atualmente, relacionado a questões da Saúde, estão ativados e disponíveis os seguintes serviços: Consultas Agendadas; Consultas em Espera; Medicamentos em Uso; Atendimento de Enfermagem; Resultado de Exames; Histórico de Medicamentos; Atendimento Odontológico; Outros Medicamentos/Recomendações”, detalhou.

A reportagem baixou o aplicativo para ter acesso ao sistema, mas mesmo após a confirmação do e-mail à conta oficial no APP não são liberados os campos relacionados aos atendimentos à saúde alertando a necessidade de confirmação de e-mail, mesmo após essa etapa ter sido concluída no portal do Município.

Segundo a Prefeitura de Cascavel, a Secretaria Municipal de Saúde, no entanto, aguarda uma definição do Ministério da Saúde para a implantação da telessaúde em conjunto.

Por outro lado, municípios como Gravataí, no Rio Grande do Sul, já disponibilizam esses serviços desde o ano de 2021. Em sua página na internet, a IPM Sistemas reforça a importância da utilização de sistemas que agilizam atendimentos e que a “pandemia fez crescer de forma significativa o uso de canais digitais para solicitação de serviços públicos”.

Um levantamento realizado pela própria IPM Sistemas de janeiro a julho de 2021 revelou que o volume de serviços executados de forma on-line em prefeituras do Sul e do Sudeste do País cresceu 38% e que a expansão de demanda por aplicativos foi ainda maior, de 351%.

O Município de Cascavel confirmou que após o processo licitatório de 2015, já foram realizados outros dois pregões para seleção de sistema de gestão municipal (Pregão Eletrônico 279/2019 e Pregão Eletrônico213/2023), este último que resultou no novo contrato firmado em fevereiro deste ano ao valor total, prevendo todo o sistema de gestão pública incluindo outras áreas de abrangência, no valor global de R$ 7,2 milhões.

Fonte: Fonte não encontrada

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