PF realiza treinamento com novos equipamentos

Os novos equipamentos serão utilizados no combate a crimes transfronteiriços da região oeste do paraná

PF realiza treinamento com novos equipamentos

Os novos equipamentos serão utilizados no combate a crimes transfronteiriços da região oeste do paraná
Foto: Divulgação/CS/PF Foz do Iguaçu
Foto: Divulgação/CS/PF Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu/PR – Nesta terça-feira, 03/09, equipes de policiais federais, atuantes no patrulhamento embarcado e terrestre do lago de ITAIPU, estão participando de um treinamento com os novos equipamentos recebidos, após a assinatura do acordo de cooperação para o desenvolvimento do projeto “Áspide Tecnológico”.  

O acordo foi formalizado com a assinatura do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues; do diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri; e do diretor-superintendente da Itaipu Parquetec, Irineu Colombo, em cerimônia realizada em Foz do Iguaçu. 

O Projeto Áspide visa investir em tecnologia e se propõe a disponibilizar equipamentos e infraestrutura para promover o fortalecimento da segurança pública; ampliar a proteção do reservatório de Itaipu e combater, de forma eficaz, as atividades ilícitas na região. 

O objetivo do treinamento foi alinhar o conhecimento dos policiais federais, já habilitados a utilizar drones, às especificidades do novo equipamento de alta tecnologia recebido.  Participaram da capacitação e alinhamento de condutas doze policiais federais pertencentes ao NEPOM de Foz do Iguaçu, Guaíra e Maringá, que receberam orientações sobre Legislação de voo ARP, características técnicas do equipamento, e demais conceitos de funcionamento e emprego de drones e câmeras de monitoramento tático. 

A adaptação aos tempos modernos e a busca constante de aprimoramento de seu material humano é um dos objetivos da Polícia Federal na busca da excelência de seus trabalhos prestados à sociedade. Acordos e parceiras entre as instituições é uma das formas para se adequar aos constantes avanços tecnológicos, bem como utilizar o que há de melhor no combate ao crime. 

Com isso, essas novas ferramentas promovem um intercâmbio de informações de qualidade entre agências de segurança; aprimoram a segurança regional com o aumento da inteligência policial empregada; agilizam as ações integradas entre os agentes de segurança; e contribuem no combate a crimes de contrabando e tráfico de drogas presentes na região de fronteira em que atuam os policias participantes do evento.

Fonte: CS PF/Foz do Iguaçu

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Podcast

Edição impressa

Edição 281
Última edição

Edição de 04/07/2025

Publicada em 04/07/2025

Edição impressa

Edição 281
Última edição

Edição de 04/07/2025

Publicada em 04/07/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.