Adote a linguagem positiva se quiser aperfeiçoar a sua comunicação

Essa técnica funciona como um atalho para gravar a sua mensagem no cérebro do seu interlocutor

Adote a linguagem positiva se quiser aperfeiçoar a sua comunicação

Essa técnica funciona como um atalho para gravar a sua mensagem no cérebro do seu interlocutor
Escolher as palavras e usá-las de forma consciente é ter uma comunicação intencional e estratégica: experimente os efeitos da linguagem positiva
Escolher as palavras e usá-las de forma consciente é ter uma comunicação intencional e estratégica: experimente os efeitos da linguagem positiva

No artigo anterior falamos sobre os motivos por que você deve parar de subestimar o poder da comunicação e buscar conhecer técnicas para aperfeiçoá-la, visando se tornar mais bem-sucedido(a) nos negócios e na vida.

Se você leu o artigo da semana passada deve ter notado que evitei a expressão: “não subestime” o poder da comunicação. Eu disse “pare de subestimar”.

O significado de ambas as frases é praticamente o mesmo, mas o cérebro humano processa as duas de maneira diferente e a segunda é mais eficaz.

Até o final deste artigo aqui, você vai entender por quê.

Hoje vou revelar para você a técnica da linguagem positiva. O escritor Nicholas Boothmann chama essa técnica de “linguagem do cérebro”.

Primeiro, precisamos compreender a seguinte lógica: o nosso cérebro trabalha apenas com informações positivas e não está apto a processar as negativas.

O seu cérebro tem dificuldade de imaginar você “não lendo um livro”. Enquanto o contrário é muito mais fácil. Por esta razão, muitas vezes ele ignora a palavra “não”.

Em geral, quando você usa uma negação, o seu cérebro precisa primeiro pensar no comportamento para depois imaginar o contrário. 

Em vista disso, ele tem preferência por afirmações e as processa com muito mais agilidade.

 

Evite o “não”

Muitas pessoas que ignoram o poder da comunicação acabam usando expressões que desfavorecem o alcance dos resultados almejados. 

Quando estive em São Paulo, recentemente, fui abordada pelo representante de uma startup que trabalha com plataformas virtuais. A conversa fluiu bem, até que ele me entregou um cartão e arrematou: “Se tiver interesse, não hesite em nos ligar”.

Nesse caso, ele fez duas escolhas infelizes: além da negação, ainda usou a expressão “hesitar”, oferecendo uma sugestão negativa em relação ao ato de fazer a ligação. Portanto, seria uma dupla negação, já que o sentido positivo da palavra “hesitar”, nesse contexto, é não ligar.

Inconscientemente, aquele vendedor está impondo obstáculos na mente dos seus potenciais clientes e, consequentemente, dificultando a obtenção de resultados.

 

Escolha consciente

Se, ao contrário dele, você deseja fazer escolhas conscientes que favoreçam o seu sucesso na comunicação, adote a técnica da linguagem positiva. Ela funciona em todas as situações da sua vida.

Ao invés de dizer ao seu colaborador o que ele não deve fazer, será muito mais efetivo se você chamar a atenção para o que realmente deve ser feito.

Experimente trocar “não chegue atrasado” por “seja pontual”. Sua fala chamará a atenção para o comportamento esperado: “pontualidade”, ao invés de destacar a expressão indesejada: “chegar atrasado”.

Essa técnica é estratégica no mundo dos negócios. Tente substituir “não perca essa oportunidade” por: “vou te apresentar uma oportunidade incrível”.

Escolher as palavras e usá-las de forma consciente é ter uma comunicação intencional e estratégica.

Experimente os efeitos da linguagem positiva e, depois, conte-me se o seu resultado também foi.

Sucesso a todos!

 

Fonte: Fonte não encontrada

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