Já parou para pensar quantas marcas e tipos de produtos existem no mundo? E como nós fazemos as nossas escolhas na hora de comprar?
Estima-se que existem mais de 50 milhões de marcas ativas no mundo, e outros múltiplos produtos e serviços dessas marcas.
Suponha que você decide comprar um novo celular, ou uma bolsa ou um sabonete.
Qual produto comprar? De que marca? Qual serviço contratar?
O marketing é um dos responsáveis pelas escolhas que fazemos.
Iguais, mas diferentes
Imagine que um sabonete serve para pessoas que querem pureza, enquanto outro é feito para pessoas que se preocupam em não ter pele seca.
Não importa se os sabonetes são iguais, a escolha do cliente será direcionada pelo “posicionamento” do produto no mercado.
Isso acontece porque o cérebro do consumidor terá um espaço para a sua marca favorita, de acordo com o que ela comunica e o que realmente importa para o cliente.
Posicionamento
O posicionamento é a imagem que cada marca, produto ou serviço ocupa na mente do cliente. Ele é determinado pelos atributos pelos quais ela é reconhecida.
Quando a Volvo se posiciona como uma marca de veículos referência em “segurança”, é assim que ela deseja ser reconhecida pelo público.
Para alcançar isso, ela precisa abrir mão de ser reconhecida por diversos outros atributos, como por exemplo preço baixo.
Logo, para ser coerente com o seu posicionamento, a Volvo jamais usaria peças mais baratas na fabricação dos veículos, se elas pudessem comprometer a segurança deles. Isso atentaria contra o posicionamento da marca.
Portanto, a Volvo tem seu público bem definido: consumidores que consideram o atributo “segurança” como o mais importante na hora de comprar um veículo.
Memorável
É desse modo que o Marketing nos ajuda com nossas escolhas. Ele define qual público a marca deseja atender, seleciona atributos específicos para atender este público, estabelece o posicionamento da empresa, comunica esse posicionamento e abre mão de todo o resto.
Quando a sua marca é referência em determinado atributo, ela se torna memorável e favorita para o grupo específico que se importa com este atributo em especial.
Desse modo, o cliente entende que aquela marca é a melhor para ele. Assim, na hora de fazer a escolha, a decisão de compra se torna muito mais fácil.
Sucesso a todos!
Quer receber mais conteúdos sobre Marketing e Comunicação?
Siga-me no Instagram: @comunicarina
Fonte: Fonte não encontrada