Antes de se tornar um líder você precisa saber disso

Tomar consciência é o primeiro passo para fazer essa escolha

Antes de se tornar um líder você precisa saber disso

Tomar consciência é o primeiro passo para fazer essa escolha
Liderança é sobre iluminar caminhos. Foto: Canva
Liderança é sobre iluminar caminhos. Foto: Canva

Liderar é uma das habilidades mais valorizadas no mundo corporativo. E apesar disso, existe uma grande carência de líderes no mercado, cujo principal motivo abordamos no artigo anterior.

Mas se você anseia, já tem características de liderança e percebe que tem potencial para liderar, este texto vai te oferecer ainda mais clareza sobre o que é necessário saber antes de encarar esse desafio.

O primeiro ponto que você precisa ter em mente é que será necessário conquistá-la, desenvolvendo o seu poder de influência.

É o que afirma John Maxwell, um dos maiores autores sobre o assunto:

“A verdadeira liderança não pode ser concedida, indicada ou atribuída. Ela é fruto unicamente da influência, e isso não pode ser dado. Precisa ser conquistado”. 

Tendo consciência sobre esse primeiro desafio, vamos a outros pontos que você precisa saber antes de se tornar um(a) líder:

1-O líder é quem serve e não quem é servido: o fato de estar à frente de uma equipe ou comunidade não significa que as pessoas estarão à disposição dele. O líder abraça uma causa coletiva e influencia todos a fazerem o mesmo. Para isso, ele precisa trabalhar para a equipe e não o inverso.

2-O líder é exemplo: para exercer seu poder de influência ele deve ter um comportamento modelo, até mesmo tendo em vista que “o exemplo arrasta”. Portanto, sua postura deve estar alinhada com os objetivos coletivos (do grupo ou da empresa), pois sua equipe será o seu reflexo.

3-Tem responsabilidade maior que os outros: o líder conduz a equipe e tem a incumbência de fazer com que todos caminhem na mesma direção. Além disso, ele responde pelos resultados coletivos (bons ou ruins).

4-O humor do líder contagia o time: uma das principais atribuições dele é inspirar e motivar as pessoas, mantendo-as entusiasmadas e dispostas a dedicarem esforços em prol do propósito comum do grupo.

5-Escuta mais do que fala: um dos trunfos dos líderes de sucesso é praticar a escuta ativa, pois conhecer os anseios do outro é uma das premissas para praticar a comunicação estratégica. Além disso, um líder não fala mal das pessoas, ele conversa sobre ideias, projetos e metas.

6-O líder corrige a rota: suas ponderações são construtivas. Ele faz avaliação de desempenho e costuma dar feedback sobre comportamentos, pois reconhece essa prática como uma ferramenta de melhoria constante da performance dos seus liderados. 

7-Ele estimula a formação de novos líderes: o líder não vê os outros como ameaça, muito menos boicota outras pessoas que têm potencial. Ele incentiva seus liderados a se desenvolverem e prepara sucessores. 

“A função da liderança é produzir mais líderes, não mais seguidores ou subordinados” (Ralph Nader).

Agora que você já sabe os desafios de um(a) líder fica muito mais fácil decidir se é o que você deseja.

Lembre-se: toda trajetória tem seus desafios. O tamanho deles depende do grau de preparo que você tem no momento de enfrentá-los.

Sucesso a todos!

 

Quer saber mais sobre esse tema?

Siga-me no Instagram, clicando aqui:

Carina Walker

 

Fonte: Fonte não encontrada

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Podcast

Edição impressa

Edição 281
Última edição

Edição de 04/07/2025

Publicada em 04/07/2025

Edição impressa

Edição 281
Última edição

Edição de 04/07/2025

Publicada em 04/07/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.