8 doenças que mais afetam a saúde dos homens

Os homens perceberam o quanto é importante cuidar da própria saúde para curtir por um longo tempo os filhos e os prazeres da vida.

8 doenças que mais afetam a saúde dos homens

Os homens perceberam o quanto é importante cuidar da própria saúde para curtir por um longo tempo os filhos e os prazeres da vida.
O câncer de próstata é uma das doenças mais comuns
O câncer de próstata é uma das doenças mais comuns

Quantos homens você conhece que realizaram consulta ou algum exame médico sem estarem doentes? Infelizmente por muito tempo eles deixaram a saúde em segundo plano, mas isso vem mudando com o tempo. Os homens perceberam o quanto é importante cuidar da própria saúde para curtir por um longo tempo os filhos e os prazeres da vida.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI.

1. Câncer de próstata

Este é o tipo de câncer mais comum entre os homens, daí a importância de prevenir e realizar os exames pertinentes para evitar a doença. A maior recorrência do câncer de próstata está nos papais que têm mais de 65 anos, mesmo assim, é de extrema importância visitar um especialista a partir dos 45. Quando diagnosticado precocemente, o câncer tem riscos de mortalidade reduzidos.

2. Obesidade

A obesidade está ligada a diversos fatores: sociais, ambientais, comportamentais, psicológicos, etc. Em outras palavras, ter uma rotina sedentária e uma dieta rica em gorduras e açúcares podem deixar o indivíduo cada vez mais próximo de estar obeso. Esta doença também é a porta de entrada para as complicações cardiovasculares.

3. Doenças cardiovasculares

Muitos homens sofrem com os males causados pelas famosas doenças do coração. As principais são infartos, Acidente Vascular Cerebral (AVC), arritmia cardíaca e hipertensão arterial. Assim como a obesidade, as causas das doenças cardiovasculares podem ser genéticas, mas o principal motivo são os comportamentos negativos corriqueiros, como a má alimentação, o alcoolismo, o colesterol alto, etc. Para evitar sustos, os homens precisam fazer consultas médicas periódicas, controlar o peso e realizar constantes avaliações físicas e nutricionais.

4. Diabetes

Esta é uma doença tão comum quanto silenciosa nos homens, principalmente em seu estágio inicial. A diabetes pode ser cruel, por isso, fique atento aos sintomas que podem ser manifestar pela quantidade desproporcional de urina por dia ou até mesmo pela necessidade de beber água mais do que o normal. Controlar a glicose no sangue e o sobrepeso, além de manter uma alimentação saudável para o corpo podem ser um ótimo começo!

5. Câncer De Pele

É considerado o câncer que mais afeta aos homens, até mais que o câncer de próstata, e por isso precisa de atenção redobrada. Para prevenir o surgimento desse câncer é muito importante dar atenção à proteção da pele, tanto em protetores solares, como por evitar a exposição ao sol durantes os horários mais críticos do dia, usar chapéus,óculos e roupas que protejam dos raios UVA e UVB.

6. Doença Hepática

A saúde do fígado é extremamente importante, pois é ele que realiza atividades de digerir alimentos, absorver os nutrientes e ainda se livre de agentes que podem prejudicar o organismo. Entre as doenças hepáticas estão: cirrose, doença hepática alcoólica, câncer de fígado, hepatite viral, doença hepática autoimune ou genética. A doença hepática pode ser provocada pelo consumo de muita gordura e álcool.

7. Cálculos renais

A maior incidência de cálculos renais são em homens após os 50 anos e tem sido atribuído, em parte, ao efeito protetor dos estrogênios através da diminuição da excreção renal de cálcio. Há também outros problemas que podem causar os cálculos renais, como uma infecção urinária ou condições neurológicas.

8. Pneumonia

A incidência de pneumonia em homens é maior que em mulheres, mas não por questões biológicas, e sim por motivos comportamentais e de hábitos de vida mais frequentes nos homens. Os principais fatores de risco para a ocorrência de pneumonia são: doença pulmonar obstrutiva crônica e insuficiência cardíaca.

 

 

 

Fonte: Fonte não encontrada

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Podcast

Edição impressa

Edição 281
Última edição

Edição de 04/07/2025

Publicada em 04/07/2025

Edição impressa

Edição 281
Última edição

Edição de 04/07/2025

Publicada em 04/07/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.