Sabe aquela sessão de “DRENAGEM” que te falaram? Porém você saiu toda roxa, como se tivesse levado uma “surra”? Então, vou te contar um segredo, aquilo não era Drenagem Linfática não.
Dra. Franciele Poletto nos responde então como é feita a Drenagem Linfática?
A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem altamente especializada, feita com pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, que seguem o trajeto do sistema linfático, aprimorando algumas de suas diversas funções, filtrar e remover o excesso de líquidos e impurezas do organismo.
A Drenagem Linfática Manual foi descrita, inicialmente, como método para tratamento de edemas (INCHAÇO) em especial o LINFEDEMA, que uma vez instalado, não tem mais cura, porém a melhor forma de controlar e manter o paciente mais confortável possível nesta condição é a drenagem linfática, realizada periodicamente.
De igual forma sabe-se que todos (homens e mulheres) podem se beneficiar dessa técnica, relaxante e muito prazerosa de receber.
Principais indicações da Drenagem Linfática:
– tratamento pré e pós-operatório de qualquer cirúrgica (estética, plástica, odontológica, oncológica, ortopédica, vascular, gástrica, afinal todas as cirurgias), prevenindo e tratando edema.
– Muito eficaz no controle da DOR, evitando e reduzindo edema.
– Insuficiência venosa, prevenindo assim o linfedema e proporcionando mais conforto e bem estar.
– Fibro edema gelóide (FEG), popularmente conhecido como “celulite”, é uma afecção do tecido dérmico e subcutâneo que provoca alterações estéticas.
– Após aplicação de botox, e acido hialurônico, melhorando a circulação, evitando e tratando edema.
– Mulheres que apresentam muita TPM, e dor pélvica, reduzindo edemas, a ansiedade e irritabilidade.
– Uma das técnicas mais eficazes para toda e qualquer gestante, que queira uma gestação saudável e sem complicações.
A drenagem deve sempre ser realizada por fisioterapeuta habilitado em linfoterapia, que conheça bem a anatomia, fisiologia e patologias linfáticas e que saiba aplicar com segurança todos os componentes da técnica. Assim como a Dra. Franciele Poletto (que nos escreveu este artigo) que há mais de 15 anos pratica esta técnica com maestria e excelência de resultados.
Os principais objetivos e resultados obtidos são: permitir maior reabsorção dos excessos de líquido e das macromoléculas por intermédio do sistema linfático; recolocar em movimento o líquido intersticial; favorecer a abertura dos capilares linfáticos; e, com isso, eliminar os resíduos provenientes do metabolismo celular; aumentar a regeneração celular e estimular o sistema imunológico a drenagem de 2 a 2,5 litros de linfa em 24 horas.
Ficou curioso? Recomendo, Vale muita a pena. Invista em sua saúde, somente você pode fazer isso.
Fonte: Fonte não encontrada